Categories: FeaturedMT

Mato Grosso conquista 50 medalhas no VIII Prêmio Queijo Brasil I MT

Resultado revela a melhoria da qualidade dos produtos da agricultura familiar com apoio das políticas públicas do Governo do Estado

Com 60 produtos da agricultura familiar mato-grossense inscritos no VIII Prêmio Queijo Brasil — um dos mais relevantes do segmento no país — Mato Grosso conquistou 50 medalhas, entre ouro, prata e bronze. O resultado comprova o avanço na qualidade da produção dos pequenos produtores rurais, fruto de políticas públicas estratégicas voltadas ao fortalecimento do setor.

“Esse prêmio é o reflexo do que acreditamos e fomentamos: a agricultura familiar tem potencial, qualidade e agora o reconhecimento nacional. A valorização dos queijos e derivados mato-grossenses mostra que as políticas públicas implementadas estão gerando transformação real na vida dos produtores”, destacou a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka.

O concurso é realizado anualmente em Blumenau (SC) e nesta edição, a premiação ocorreu na noite de quinta-feira (10.07), durante o Festival Nacional do Queijo, que contou com estande exclusivo dos produtos mato-grossenses.

Entre mais de 2 mil amostras de queijos, doces de leite e manteigas de todas as regiões do Brasil, os produtores de Mato Grosso conquistaram oito medalhas de ouro, 24 de prata e 18 de bronze. Na categoria de melhor produto do Estado, o destaque ficou com o doce de leite com café da Pé de Queijo Gourmet, localizada no assentamento Coqueiral, a 45 km de Nobres.

No último ano, a mesma queijaria já havia conquistado medalha de ouro com o queijo nozinho temperado e tradicional, além do título de melhor queijaria do estado. Neste ano, a Pé de Queijo Gourmet foi novamente premiada com medalhas de bronze e prata, além do ouro com o doce de leite com café, que levou o título de melhor produto de Mato Grosso. O empreendimento é gerido pelo produtor Edimar Alves Trindade, junto com a esposa Sandra Braz da Silva Trindade e os filhos.

A coordenadoria de Agroindústria da Seaf avaliou que o número de premiações superou as expectativas e representou um retorno positivo sobre a qualidade dos produtos. A equipe técnica também destacou que o Prêmio Queijo Brasil tem impacto direto na produção das micro e pequenas queijarias, já que os jurados — vindos de diversas regiões do país — oferecem um retorno qualificado aos produtores, o que influencia diretamente no aumento das vendas.

Desde 2024, políticas públicas vêm sendo implementadas para melhorar a qualidade da produção da agricultura familiar. A criação do Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte de Mato Grosso (SIAPP/MT), por meio da Lei nº 12.387, é uma dessas ações. A iniciativa assegura a inspeção sanitária, conferindo segurança, qualidade e competitividade aos alimentos produzidos. O SIAPP/MT regulariza a produção e permite que os produtores acessem o mercado formal, além de viabilizar a participação em eventos como o Prêmio Queijo Brasil.

A Pé de Queijo Gourmet, que atualmente compra cerca de 170 litros de leite por dia de outros produtores da agricultura familiar da região de Nobres, está construindo um novo espaço para ampliar sua produção. A obra deve ser concluída em até 90 dias.

“Com a construção da nova vitrine, vamos ampliar esta produção”, afirmou Edimar. A queijaria vende diretamente para Nobres, Diamantino, Nova Mutum, Cuiabá e também em loja própria. “Estamos no limite da produção. Caímos na graça do povo”, completou.

O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, destacou o impacto das premiações. “Esse reconhecimento comprova que quando o poder público investe com inteligência e técnica, o resultado aparece. As medalhas conquistadas são mérito de famílias que têm talento e agora contam com apoio técnico e políticas públicas consistentes para prosperar.”

O Noroeste

Recent Posts

‘Fazendinha’ para crianças, show e exposições: confira programação de feira agro em MT

Entrada para o evento é livre para todos os públicos e gratuita. Além da programação…

2 horas ago

Seaf destaca que energia trifásica vai mudar a vida de famílias da agricultura familiar em Mato Grosso

Programa prevê a construção de 5 mil quilômetros de rede trifásica entre 2026 e 2030,…

2 horas ago

TCE encontra ‘erros’ em livros suspeitos de superfaturamento em Cuiabá; entenda I MT

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, questionou…

2 horas ago

MT atinge patamar muito alto de desenvolvimento humano I MT

A região metropolitana de Cuiabá também acompanhou o avanço, com o IDHM saltando de 0,758…

2 horas ago

Governo e Energisa firmam parceria para ampliar sistema trifásico e impulsionar desenvolvimento das famílias na zona rural de MT

Serão construídos 5 mil quilômetros de rede trifásica com recursos do Estado e da concessionária…

2 horas ago

Oito trabalhadores são resgatados de trabalho escravo e 4 adolescentes de trabalho infantil em MT

Fiscalizações em Cuiabá e Várzea Grande encontraram trabalhadores em condições precárias, adolescentes em atividades de…

3 horas ago