Categories: Politica MT

Janaina e Jayme firmam pacto com foco em eleições 2026 I MT

Deputada estadual Janaina Riva (MDB) e o senador Jayme Campos (União) voltaram a se reunir para discutir as eleições do ano que vem em Mato Grosso, diante do cenário de pouco espaço dentro do grupo do governador Mauro Mendes (União), que já afiançou apoio ao seu vice, Otaviano Pivetta (Republicanos), como seu futuro sucessor. Os dois são considerados “desalojados” do grupo governista majoritário.

No encontro que teve como mediador o deputado estadual Eduardo Botelho (União), os dois pré-candidatos ao Senado, avaliaram a atual conjuntura e firmaram um pacto de ‘não agressão’, deixando as portas abertas para uma possível aliança, que não é descartada por ambos. Os dois também chegaram a um acordo para a contratação de pesquisas eleitorais qualitativas e quantitativas. O objetivo é que os dois ‘troquem figurinhas’ de suas respectivas pesquisas para saber a intenção de voto do eleitorado mato-grossense.

Durante o café da manhã, Janaina Riva deixou claro que sua intenção é disputar o Senado Federal, mesmo com o fato de o governador ter rompido politicamente com ela e ser tratada como oposição. Já o senador Jayme Campos voltou a reafirmar que poderá disputar o governou ou a reeleição. Porém, não deu certeza de sua decisão, alegando que é preciso esperar 2026 chegar para afunilar as articulações e definições. Essa é a segunda vez que a deputada e o senador se reúnem. No primeiro encontro, a deputada até sugeriu que Jayme ingressasse no MDB para disputar o governo do Estado, com ela de senadora.

Nos bastidores, a aproximação de Jayme com Janaina Riva e outros nomes de fora do atual grupo de sustentação do governo Mauro Mendes é visto como uma forma de provocação, para mostrar que o senador teria outras alternativas caso seja ‘escanteado’ da chapa majoritária. Isso porque o governador Mauro Mendes não quer perder de vista o apoio de pelo menos parte dos bolsonaristas para sua candidatura ao Senado.

Além de saber da força do bolsonarismo perante o eleitorado do Estado, Mendes chegou a firmar um acordo com o ex-presidente Jair Bolsonaro para caminhassem juntos no ano que vem. A ideia é postergar o máximo possível sua decisão final para evitar um confronto direto, seja com os bolsonaristas, ou com os irmãos Campos.

A movimentação dos aliados e ex-aliados do governador Mauro Mendes ocorre porque com a decisão do mesmo em apoiar Pivetta e com a sua eventual candidatura ao Senado só sobraria apenas uma vaga na chapa majoritária. No entanto, nomes como de Janaina Riva, Jayme Campos, Cidinho Santos (PP) e Max Russi (PSB) também são apontados nos bastidores como possíveis candidatos majoritários, caso o projeto Pivetta não se viabilize eleitoralmente.

O Noroeste

Recent Posts

Indústria brasileira completa 22 meses no vermelho, mas vê “luz no fim do túnel” para o próximo semestre – O Mato Grosso

Quem produz e fabrica no Brasil continua enfrentando um cenário de custos elevados e vendas…

7 horas ago

Mercado de games ganha regras claras no Brasil e acesso a verbas da cultura e inovação – O Mato Grosso

A produção de jogos digitais no Brasil ganha novos caminhos para atrair investimentos, gerar empregos…

8 horas ago

Sefaz orienta municípios sobre mudanças na arrecadação com novo sistema tributário I MT

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Fábio Pimenta, participou, nesta quarta-feira (14), do 2º…

9 horas ago

Motorista suspeito de apoiar furtos de canetas emagrecedoras é preso em Cuiabá

Produtos foram levados de farmácias nos bairros Jardim Imperial e Parque Amperco, na mesma madrugada;…

9 horas ago

CPI da Saúde aprofunda apuração sobre pagamentos indenizatórios e prevê novas oitivas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Mato…

9 horas ago

Batida entre caminhões deixa 2 mortos e provoca incêndio na BR-364

Rodovia ficou totalmente interditada. Segundo a concessionária, veículos transportavam mudas de plantas e uma carga…

9 horas ago