Categories: Featured

Consórcio vence leilão e deve investir R$ 7,26 bilhões na modernização das BRs-060/364 em MT e GO

O Consórcio Rota Agro Brasil venceu o leilão realizado na sede da B3, em São Paulo, nesta quinta-feira (14), para a concessão do lote rodoviário Rota Agro, que abrange as BRs-060/364, em Mato Grosso e Goiás. O trecho concedido possui extensão total de 490,07 km. O contrato estima um investimento total de R$ 7,26 bilhões, ao longo de 30 anos.

De acordo com o Ministério dos Transportes e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre as obras, estão previstas a duplicação de pistas, implementação de faixas adicionais, vias marginais, travessias, acessos, pontos de parada para ônibus, passarelas, passagens de fauna e caixas para contenção de materiais perigosos.

O consórcio vencedor composto por Camaçari Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia; Azevedo & Travassos Infraestrutura I Fundo de Investimento em Participações; Sobrado Construção LTDA; GAE Construção & Comércio LTDA apresentou uma proposta de desconto de 19,70% sobre a tarifa básica de pedágio.

Para a ANTT, a modernização da rota, deve reduzir gargalos e aumentar a competitividade das exportações, já que pelas BRs passam, diariamente, milhares de toneladas de soja, milho, carnes e insumos agrícolas, um fluxo vital para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Confira abaixo os trechos completos da Rota Agro:

  • BR-060/GO: Início no entroncamento com o Contorno de Rio Verde/GO, até a entrada da BR-364 (Contorno de Jataí/GO);
  • Contorno de Jataí: Início no entroncamento com a da BR-158 com a GO-184 até o entroncamento entre a BR-364 e a GO-158;
  • BR-364/GO: Início na BR-060/GO até a Divisa GO/MT (Santa Rita do Araguaia);
  • BR-364/MT: Início na Divisa GO/MT (Alto do Araguaia) até a entrada da BR-163 (Rondonópolis);
  • Contorno do Araguaia: Início entre a BR-364/GO, até a entrada a BR-364/MT (contorno das cidades de Santa Rita do Araguaia e Alto Araguaia).

 

Ao todo, o projeto prevê as seguintes obras que devem mudar o padrão de circulação no trecho:

  • 45,6 km de duplicação;
  • 150,9 km de faixas adicionais;
  • 172 novos acessos;
  • 30 paradas de ônibus;
  • 17 rotatórias alongadas;
  • 21 passagens de fauna;
  • 2 Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros, atendendo a Lei do Motorista;
  • barreiras acústicas, passarelas e dispositivos de contenção para cargas perigosas.

A concessão ainda inclui serviços operacionais durante 24h, como atendimento médico e mecânico, monitoramento por câmeras e sistemas inteligentes de gestão de tráfego.

Consórcio Rota Agro Brasil venceu o leilão para a concessão do lote que abrange as BRs-060/364, em Mato Grosso e Goiás — Foto: ANTT

O Noroeste

Recent Posts

Suspeito de roubar mulher durante passeio com cachorro é preso escondido embaixo de carro em MT

Durante as buscas, policiais receberam a informação de que um homem sem camisa havia saído…

5 horas ago

Homem com 28 passagens criminais é preso pela PM após furtar estepe de carro na capital

Policiais militares do 10º Batalhão prenderam em flagrante um homem, de 41 anos, por furto…

6 horas ago

Governo de Mato Grosso reconhece escolas que se destacaram em projeto de cidadania e democracia

Programa Estudante Cidadão do Futuro envolveu 20 escolas, impactou mais de 3 mil alunos e…

6 horas ago

Vigia Mais MT auxilia na prisão de três foragido da Justiça por tráfico de drogas e perseguição

Com auxílio do programa Vigia Mais MT, três foragidos da Justiça foram capturados pelas forças…

6 horas ago

Filha homenageia mãe que morreu após cair de escada de avião: ‘Eu sempre vou te amar’

Maria da Glória Pereira da Silva Fávaro, de 72 anos, chegou a ser socorrida por…

6 horas ago

Mãe de médica de MT morre após cair de escada de avião ao seguir a Cuiabá I MT

A aposentada Maria da Glória Pereira da Silva Fávaro, 72, morreu no domingo (31) após…

6 horas ago