O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) afirmou que vê com preocupação o avanço do crime organizado entre os jovens de Mato Grosso.
A declaração foi feita após ele ser questionado sobre a foto de estudantes do Liceu Cuiabano fazendo um sinal relacionado às facções ao lado do governador Mauro Mendes (União) e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. O fato ocorreu no último dia 18.
“Cheguei a ver [a foto]. Nos preocupa muito. As facções são inimigas do Estado. Nós estamos combatendo. O programa Tolerância Zero incrementou muito mais ações para combater o crime, especialmente o crime organizado. E infelizmente, no Brasil todo, o estado paralelo se difundiu. Na ausência do Estado Oficial, o estado paralelo cresce”, afirmou.
Além da foto dos alunos fazendo sinal de facção, recentemente outro caso envolvendo menores chocou o Estado, quando um vídeo vazado na internet mostrou adolescentes da Escola Estadual Carlos Hugueney, em Alto Araguaia, agredindo uma colega, em uma espécie de “salve”.
No início do mês a Justiça de Mato Grosso determinou a internação das três adolescentes envolvidas na sessão de espancamento.
Pivetta destacou que o Estado já está fazendo sua parte investindo na segurança e equipando a Polícia com equipamentos de alta qualidade.
Além dessas medidas, o vice-governador também mencionou a educação como principal arma contra as facções, já que esses grupos tem buscado menores vulneráveis para levar para o crime.
“Nós não vamos permitir que isso cresça. Nós vamos combater. E também se combate com medidas de longo prazo. A educação é o principal segmento que o Estado precisa cuidar para formar nossos jovens para o trabalho, para ter renda, para não serem recrutados pelo crime organizado”.
“O nosso sentimento é de preocupação, mas também é um sentimento de confiança no futuro, de fé, especialmente nas nossas forças policiais e na nossa capacidade de investir para o Estado impor a lei e a ordem, não permitir que as organizações prosperem”.
Uma decisão tomada na madrugada desta quinta-feira (16/7) pelo governo de Donald Trump promete encarecer…
Levantamento da Fiemt mostra que apenas 6,09% dos produtos enviados pelo estado aos Estados Unidos…
Dois criminosos morreram em confronto com policiais militares da Força Tática na tarde desta quinta-feira…
A Câmara Setorial Temática (CST) do Desembargo Ambiental da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou,…
Bruna de Souza Silva, de 30 anos, foi encontrada sobre pedras, já inconsciente, com a…
Homem de 46 anos alegava que a vítima era a "mulher de sua vida" e…