Categories: FeaturedMT MAIS

Cuiabá lidera avanço entre capitais no Ranking de Competitividade dos Municípios I MT

Cuiabá foi a capital brasileira que mais avançou na edição 2025 do Ranking de Competitividade dos Municípios, conforme levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP). Em um ano, a Cidade Verde disparou e avançou 69 posições, o que a deixou na 74ª colocação.

O levantamento, em sua sexta edição, é baseado em 13 pilares considerados “fundamentais” para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública. Os pilares são: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.

Com esse desempenho, Cuiabá se torna o segundo município mais bem colocado fora do eixo Sul-Sudeste, atrás apenas de Recife, que ocupa a 61ª posição. O relatório avaliou 404 municípios com mais de 80 mil habitantes.

A capital mato-grossense teve um crescimento em diversos indicadores, com destaque para o crescimento no capital humano, que neste estudo, está relacionado a qualificação profissional da população, como a taxa de matrícula no ensino técnico e profissionalizante ou ensino superior. Neste quesito, Cuiabá subiu 80 posições, e está em 9º colocado.

A capital também apresentou crescimento relevante no pilar na qualidade de saúde, com o crescimento de todos os indicadores: (combate a) mortalidade materna, desnutrição na infância, mortalidade na infância, entro outros. O pilar avançou 91 posições subindo de 195º para 104º.

Além disso, Cuiabá está entre os cinco melhores municípios do país no pilar de Inserção Econômica, sendo a líder nacional no indicador de qualificação dos trabalhadores com emprego formal e no índice de redução da informalidade no mercado de trabalho.

Cuiabá não foi o único município mato-grossense a apresentar avanço significativo no ranking. Primavera do Leste foi a cidade do estado que mais evoluiu, subindo 111 posições e ocupando agora o 182º lugar. Já Várzea Grande teve um crescimento mais modesto, com 16 posições a mais, alcançando o 298º lugar.

O Noroeste

Recent Posts

União Europeia mantém Brasil fora de lista para exportação de carnes – O Mato Grosso

A União Europeia publicou nesta sexta-feira (5/6) um novo regulamento de execução que mantém o…

3 horas ago

Motorista desaparece após roubo de carreta e veículo é encontrado em duas cidades diferentes de MT

Semirreboques foram localizados em Sinop e o cavalo mecânico em Carlinda. Polícia faz buscas para…

4 horas ago

Prefeitura de Cuiabá lança Portal Oferta Pública para regularização de débitos com fornecedores

A Prefeitura de Cuiabá disponibiliza, a partir desta sexta-feira (5) o Portal Oferta Pública, plataforma…

4 horas ago

Perícia descarta violência sexual em morte de bebê de três meses; laudo aponta pneumonia

Segundo o exame, o bebê apresentava um quadro de pneumonia que evoluiu para insuficiência respiratória…

4 horas ago

Unimed Cuiabá alerta para prevenção da meningite no Junho Lilás

Núcleo de Vacinação disponibiliza imunizantes contra os principais tipos da doença e reforça a importância…

4 horas ago

Polícia apreende mais de 150 kg de maconha escondidos em casa de Cuiabá

Policiais sentiram forte odor de maconha vindo do imóvel e visualizaram os entorpecentes por uma…

6 horas ago