O proprietário de uma fazenda em Barão de Melgaço, a121 km de Cuiabá, foi multado em R$ 20 mil por queimada ilegal de dois hectares no Pantanal. A ação faz parte de uma operação integrada do Corpo de Bombeiros, da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e da Força Nacional de Segurança Pública, divulgada nesta terça-feira (2).
O local foi encontrado por meio de monitoramento via satélite na região durante a Operação Infravermelho, segundo as autoridades. Diante da detecção, uma equipe foi mobilizada para realizar a verificação in loco e confirmou a presença de uma área desmatada, onde ocorria uma queima ativa e irregular.
O infrator foi autuado administrativamente pelo desmatamento e multado pelo Corpo de Bombeiros por descumprir o Decreto nº 1.403 deste ano, que estabelece o período proibitivo para o uso do fogo em atividades de limpeza e manejo de áreas rurais no estado.
No Pantanal, essa proibição está vigente desde 1º de junho e se estende até 31 de dezembro.
Além disso, o infrator também responderá por crime ambiental.
No total, as ações de fiscalização ambiental já resultaram em autuações em mais de 100 propriedades, abrangendo uma área superior a 100 mil hectares. Até agosto deste ano, multas já somam mais de R$ 79,3 milhões.
A Operação Infravermelho já monitorou, em 2025, um total de 836 focos de calor ativos em todo o estado. A ação é uma das principais frentes do Corpo de Bombeiros no combate ao uso irregular do fogo, especialmente em biomas sensíveis como o Pantanal.
Aliada à criação da Sala de Situação Descentralizada em Poconé, instalada estrategicamente para permitir o monitoramento em tempo real das condições ambientais no bioma, a operação tem possibilitado a redução dos focos de calor na região.
Durante as buscas, policiais receberam a informação de que um homem sem camisa havia saído…
Policiais militares do 10º Batalhão prenderam em flagrante um homem, de 41 anos, por furto…
Programa Estudante Cidadão do Futuro envolveu 20 escolas, impactou mais de 3 mil alunos e…
Com auxílio do programa Vigia Mais MT, três foragidos da Justiça foram capturados pelas forças…
Maria da Glória Pereira da Silva Fávaro, de 72 anos, chegou a ser socorrida por…
A aposentada Maria da Glória Pereira da Silva Fávaro, 72, morreu no domingo (31) após…