Categories: Economia

Sedec acompanha tendências globais e reforça estratégias de inovação para a agricultura de MT durante viagem aos EUA

Com o propósito de estimular a inovação, trocar experiências e ampliar conexões estratégicas, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) participou da missão técnica da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), realizada nos Estados Unidos entre 23 e 31 de agosto.

A programação contou com a participação de produtores de sementes, parlamentares federais e representantes do agronegócio nacional. O grupo visitou empresas líderes em inovação tecnológica, como GDM Seeds, BASF, Stine Seeds, Syngenta, Bayer e Corteva, onde foram realizadas reuniões técnicas, visitas a unidades de pesquisa e contato direto com soluções que devem chegar ao mercado nos próximos anos.

A missão representou a oportunidade de alinhar experiências internacionais às necessidades regionais, com foco em sustentabilidade, aumento da produtividade e aplicação de práticas inovadoras à realidade mato-grossense. Além disso, o intercâmbio reforçou o diálogo com instituições e empresas de referência mundial.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, enfatizou a relevância da missão técnica nos Estados Unidos, ressaltando os aprendizados, as experiências e as perspectivas que poderão ser aplicadas para fortalecer a produção agrícola e a inovação em Mato Grosso.

“Durante a missão, tivemos a oportunidade de ver de perto como a pesquisa científica e a inovação estão antecipando os desafios que a agricultura enfrenta hoje, desde mudanças climáticas até o aumento de pragas e o desgaste do solo. É inspirador perceber o quanto o investimento em tecnologia e conhecimento pode transformar a produção e garantir que Mato Grosso continue sendo referência na produção de alimentos, contribuindo para a segurança alimentar do país e do mundo”, disse.

Outro ponto destacado foi a chance de acompanhar, de forma antecipada, tecnologias que devem chegar ao mercado a partir da próxima década. As empresas visitadas já testam variedades que podem ser lançadas até 2032, o que permite ao Estado se preparar para futuras tendências do setor.

O secretário adjunto de Indústria, Comércio e Incentivos Programáticos, Anderson Lombardi, ressaltou que a pesquisa e a inovação são elementos centrais para o avanço da produção agrícola.

“A qualidade da semente é a base de toda a produção. Quando há investimento em pesquisa e inovação, conseguimos dar um salto em produtividade e competitividade. Essa evolução que acompanhamos de perto mostra como a tecnologia pode transformar o campo e trazer resultados consistentes para o produtor e para toda a cadeia do agronegócio”, concluiu.

O Noroeste

Recent Posts

Governo regulamenta o trabalho no comércio aos feriados; veja o que muda – O Mato Grosso

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) oficializou na tarde desta terça-feira (21) um acordo…

3 horas ago

Pivetta chama bet de “transtorno” e defende campanha de conscientização em MT

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) defendeu que Mato Grosso lance campanhas publicitárias contra as apostas…

5 horas ago

Wellington Fagundes reafirma convenção do PL e cobra fidelidade de filiados: “questão de princípio” I MT

Nesta terça-feira (21), o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL), concedeu entrevistas…

5 horas ago

Lei estabelece medidas de prevenção à violência e reforço da segurança nas escolas em MT

O Governo de Mato Grosso sancionou a Lei nº 13.459, que institui a Política Estadual Permanente…

5 horas ago

Janaina descarta vice e defende união com Max Russi e Botelho para disputa de vaga ao Senado I MT

Pré-candidata a senadora, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou nesta terça-feira (21) que pretende…

5 horas ago

Empresário é executado a tiros em MT e esposa de atirador morre durante fuga em MT

O empresário Vagnel Santana da Silva, de 52 anos, foi morto a tiros na tarde…

5 horas ago