Categories: Politica MT

Coronel Fernanda destaca protagonismo de Mato Grosso na aprovação de projeto

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (2) o Projeto de Lei 5482/2020, que estabelece normas para a proteção e o uso sustentável do bioma Pantanal. A deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) acompanhou de perto a votação e reforçou que a proposta garante a preservação ambiental sem comprometer a produção responsável na região.

Segundo a parlamentar, a medida traz segurança jurídica e fortalece atividades econômicas compatíveis com o bioma, como a pecuária de baixo impacto, o ecoturismo e a pesca artesanal.

“Esse projeto é fundamental para Mato Grosso e para o Brasil. Ele mostra que é possível proteger o Pantanal e, ao mesmo tempo, dar condições para que produtores e comunidades continuem se desenvolvendo de forma sustentável”, afirmou.

Coronel Fernanda também ressaltou a importância da articulação da bancada mato-grossense na aprovação da proposta e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA, da qual é coordenadora de Política de Abastecimento, lembrando que o Pantanal é um patrimônio natural estratégico e precisa de políticas públicas específicas para a sua preservação.

Produção e preservação em equilíbrio

A proposta fortalece a proteção ambiental do Pantanal e, ao mesmo tempo, assegura espaço para o desenvolvimento sustentável da região. O texto contempla atividades econômicas compatíveis com o bioma, como a pecuária de baixo impacto, o ecoturismo e a pesca artesanal, além de prever o manejo do fogo em consonância com a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.

Também estão previstas diretrizes para políticas de prevenção e combate ao desmatamento não autorizado, incluindo a regularização fundiária, o enfrentamento às ocupações desordenadas e o incentivo à implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), fundamental para integrar informações ambientais das propriedades e fortalecer a fiscalização.

O Noroeste

Recent Posts

Polícia Militar prende caminhoneiro com 27 quilos de maconha skank em MT

Equipes do 13º Comando Regional da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam…

1 minuto ago

Dia do Meio Ambiente: museu faz doação de mudas e oficinas gratuitas em MT; confira

Evento reúne programação para toda a família neste sábado, com atividades educativas e culturais voltadas…

7 minutos ago

Suspeita de ordenar morte de jovem sequestrado após gesto associado a facção em festa é presa em MT

Pablo Ronaldo Coelho dos Santos, de 23 anos, e outro colega de trabalho estavam em…

29 minutos ago

Festival ‘Rap é Compromisso’ leva shows, grafite e batalha de MCs ao Centro Histórico de Cuiabá; confira programação

Evento gratuito reúne música, arte urbana, dança e poesia para celebrar a produção cultural das…

34 minutos ago

União Europeia mantém Brasil fora de lista para exportação de carnes

A União Europeia publicou nesta sexta-feira (5/6) um novo regulamento de execução que mantém o…

16 horas ago

Motorista desaparece após roubo de carreta e veículo é encontrado em duas cidades diferentes de MT

Semirreboques foram localizados em Sinop e o cavalo mecânico em Carlinda. Polícia faz buscas para…

17 horas ago