Categories: FeaturedMT MAIS

Facção é alvo de operação por cobrar ‘imposto do ouro’ de garimpeiros, compradores e donos de áreas em município de MT

Um esquema criminoso que funcionava em Aripuanã, a 976 km de Cuiabá, foi desmontado durante a Operação Primatus, realizada pela Polícia Civil nesta terça-feira (16). Além do tráfico de drogas, o grupo extorquia garimpeiros, compradores e donos de áreas de exploração de ouro, cobrando até 2% sobre cada negociação.

Segundo as investigações, os criminosos usavam ameaças e violência para forçar os pagamentos. Eles ainda atuavam na cobrança de dívidas particulares, ficando com parte do dinheiro recuperado.

Ao todo, a Justiça autorizou 62 ordens judiciais:

  • 26 prisões preventivas
  • 26 buscas e apreensões
  • bloqueio de até R$ 1 milhão
  • apreensão de quatro veículos de luxo
  • suspensão das atividades de duas empresas da cidade, uma do ramo de terraplanagem e outra de comércio de alimentos

A operação aponta que o grupo se associou para praticar os crimes de tráfico de drogas, homicídios, extorsões, ameaças, tortura e lavagem de dinheiro. Todos os envolvidos são ligados a uma facção criminosa atuante em Mato Grosso.

Segundo a polícia, as investigações duraram dois meses e mostraram que a facção tinha funções bem definidas: desde chefes, responsáveis por julgamentos e castigos, até integrantes que controlavam a qualidade das drogas distribuídas. O grupo também distribuía cestas básicas para famílias carentes, em uma tentativa de ganhar apoio da população.

A operação reuniu 80 policiais civis de várias cidades e contou com o apoio de unidades especializadas e do Ciopaer.

Arma, barra de ouro, celular e dinheiro apreendidos com alvos da operação — Foto: Polícia Civil

O Noroeste

Recent Posts

Mulher é morta por companheiro com facada dentro de mercearia em MT; suspeito é preso; Vídeo

Vítima tentou escapar e entrou no estabelecimento, no bairro Água Vermelha; ela chegou a ser…

2 horas ago

Justiça barra mudança de carreira para servidores sem concurso na Assembleia Legislativa de MT

Tribunal também derrubou reajustes automáticos pela inflação, mas manteve salários atuais e dispensou a devolução…

2 horas ago

Cuiabá enfrenta Londrina em busca da vitória para manter chances de classificação

O Cuiabá enfrenta o Londrina nesta terça-feira (20) às 18h30 (de MT), no Estádio Vitorino…

2 horas ago

ALMT debate projeto da LDO de 2027 e cobra proteção de recursos para ações sociais

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na tarde desta segunda-feira (19), audiência pública…

3 horas ago

TRT homologa 77 acordos com ex-empregados de terceirizada da Prefeitura de Várzea Grande

A busca por uma solução para a quitação de débitos trabalhistas de ex-empregados da empresa…

3 horas ago

Mauro aponta abstenções e votos neutros como chave do 2º turno e descarta virada de voto

O ex-governador de Mato Grosso e senador eleito, Mauro Mendes (União), analisou os caminhos e…

3 horas ago