Categories: Politica MT

Justiça de MT rejeita pedido de Emanuel Pinheiro e mantém CPI que investiga fraudes fiscais em Cuiabá

O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PSD), sofreu uma derrota judicial ao tentar barrar a CPI das Fraudes Fiscais, instaurada pela Câmara Municipal. O juiz Luís Bortolussi Júnior, da 4ª Vara da Fazenda Pública, indeferiu o pedido de suspensão e garantiu a continuidade das investigações conduzidas pelo Legislativo. A decisão foi publicada na última quarta-feira (17).

Na avaliação do magistrado, a paralisação da comissão neste momento representaria uma interferência indevida na função fiscalizatória dos vereadores, além de risco à ordem pública. Ele destacou que os argumentos apresentados pela defesa do ex-prefeito, de suposto abuso de poder e desvio de finalidade, não foram comprovados.

Bortolussi ressaltou ainda que a CPI possui objeto delimitado, com prazo de atuação até 2024, e que as apurações não configuram uma “devassa indiscriminada”. Entre os pontos investigados estão denúncias de apropriação previdenciária, superfaturamento e déficit fiscal durante a gestão de Emanuel, que comandou a Prefeitura entre 2017 e 2024.

Com a decisão, os trabalhos seguem normalmente. A comissão é presidida pela vereadora Michelly Alencar (União), tem Daniel Monteiro (Republicanos) como relator e Kássio Coelho (Podemos) como membro. A próxima reunião está marcada para segunda-feira (22), quando serão ouvidos os ex-secretários de Planejamento Márcio Alves Puga e Éder Galician.

Nos encontros anteriores, a CPI já ouviu o secretário municipal de Economia, Marcelo Bussiki, e o controlador-geral do município, Wesley Bucco. Ambos confirmaram violações à Lei de Responsabilidade Fiscal e relataram dívidas herdadas da administração passada. O ex-secretário de Fazenda Antônio Roberto Possas de Carvalho também prestou depoimento, detalhando questões como restos a pagar sem lastro financeiro, passivo previdenciário e despesas sem cobertura orçamentária.

O Noroeste

Recent Posts

Suspeito de envolvimento em assassinato de mulher é morto durante abordagem da PM em MT

Elismar Saltiva Sales, de 47 anos, foi morta a tiros dentro da casa onde morava.…

2 horas ago

PF investiga grupo suspeito de negociar empréstimos como cartão de crédito consignado em MT, SP e RS

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (15), a Operação Fugazi, com o objetivo de aprofundar…

2 horas ago

Empresário é preso e esposa é alvo de operação por estupro de crianças e produção de material de abuso infantil em MT

Polícia apreendeu armas, celulares, computadores e mídias durante operação; investigação aponta suspeita de produção e…

2 horas ago

Ilde promete independência da Prefeitura se assumir presidência da Câmara de Cuiabá I MT

O vereador Ilde Taques (Podemos) afirmou que não pretende atrelar uma eventual presidência da Câmara…

2 horas ago

Lote especial de restituição começa a ser pago nesta quarta-feira

Começa a ser pago nesta quarta-feira (15) lote especial de restituição automática do Imposto de…

3 horas ago

PF apura suspeita de tráfico internacional após avião com dois mortos e cocaína ser encontrado em MT

Um avião com dois corpos em avançado estado de decomposição e 78 tabletes de cocaína…

3 horas ago