Categories: Featured

TRE e Polícia Civil montam estratégia para barrar influência do crime organizado nas eleições em MT

Mato Grosso terá uma assessoria de Inteligência da Polícia Judiciária Civil que atuará diretamente junto à Justiça Eleitoral para prevenir e combater a influência de organizações criminosas nas eleições. O assunto foi debatido nesta quinta-feira (25) entre a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, e o secretário-adjunto de Inteligência de Mato Grosso, delegado Valter Furtado Filho.

“Este é um ato decisivo para o fortalecimento da democracia e a lisura do processo eleitoral. O objetivo central do acordo é a produção de conhecimento estratégico para identificar e monitorar o eventual envolvimento, direto ou indireto, de candidatos a cargos eletivos com atividades criminosas, bem como o financiamento de campanhas por essas organizações”, destacou a presidente do TRE-MT.

As informações produzidas pela equipe de inteligência da Polícia Civil subsidiarão as decisões dos magistrados eleitorais, garantindo maior segurança jurídica e transparência a todo o pleito.

Para o delegado, a cooperação fortalece o papel do Estado na defesa da sociedade. “A Polícia Civil tem o dever de investigar e combater o crime em todas as suas frentes. A infiltração de organizações criminosas na política é uma das ameaças mais graves ao Estado de Direito. Com este acordo, unimos forças e expertises para ajudar a Justiça Eleitoral e a nossa democracia”, ressaltou.

Conforme o termo ainda em debate, caberá à Polícia Civil designar servidores com experiência em atividade de inteligência e fornecer o suporte técnico-operacional para as análises. O TRE-MT, por sua vez, disponibilizará a estrutura física adequada para o funcionamento da assessoria e integrará os relatórios produzidos em seus fluxos internos de análise de risco e prevenção.

A cooperação terá vigência de 24 meses, podendo ser prorrogada, e representa um avanço significativo na governança e na segurança institucional do processo eleitoral em Mato Grosso.

O Noroeste

Recent Posts

Nova regra do Pix fecha cerco contra ‘falso golpe’ que causava prejuízo a comerciantes – O Mato Grosso

Pequenos comerciantes e prestadores de serviço ganharam um reforço importante na segurança das suas vendas…

30 minutos ago

Economia do Brasil cresce mais que EUA e China no segundo trimestre e sobe em ranking global – O Mato Grosso

O ritmo da economia brasileira surpreendeu analistas e superou potências globais no primeiro semestre. Impulsionado…

1 hora ago

Lei de autoria da vereadora Dra. Mara que cria cadastro de condenados por crimes contra a mulher é sancionada em Cuiabá

O Executivo Municipal sancionou, no dia 26 de agosto, a Lei nº 7.631/2026, de autoria…

8 horas ago

Jardim Universitário é contemplado nesta semana com limpeza e capinação de área pública

Nesta semana, os moradores do Jardim Universitário, em Cuiabá, foram contemplados com serviços de limpeza…

8 horas ago

Justiça Eleitoral suspende propaganda de ex-governador por acusações contra Mauro Mendes

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso determinou a suspensão imediata da propaganda eleitoral do advogado…

8 horas ago

Corpo de Bombeiros mobiliza três aeronaves para combater incêndio no Morro de Santo Antônio

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) mobilizou três aeronaves e reforçou o…

8 horas ago