Categories: FeaturedMT MAIS

Vigilância Sanitária alerta sobre riscos de bebidas clandestinas e orienta população

A Vigilância Sanitária alerta a população e os estabelecimentos comerciais sobre os riscos à saúde causados pelo consumo de bebidas produzidas em fábricas clandestinas. Fabricados sem autorização dos órgãos competentes, esses produtos não passam por controle de qualidade e podem representar graves ameaças à vida do munícipe.

O superintendente da Vigilância em Saúde, Carlos Valadares, alerta sobre o perigo da presença de contaminantes químicos, como metanol e solventes industriais, além da contaminação por bactérias e fungos devido à falta de higienização, em bebe idas feitas em ambientes clandestinos. “Em alguns casos há presença de aditivos e corantes proibidos em concentrações perigosas, além da ausência de rotulagem com informações de validade, procedência e composição duvidosa”, orienta.

De acordo o superintendente, o consumo dessas bebidas pode provocar intoxicação aguda, cegueira, falência hepática, neurológica e até a morte. Situações semelhantes já foram registradas em São Paulo, onde pessoas foram hospitalizadas após consumir bebidas contaminadas com metanol. Parte dos casos resultou em mortes e outros em sequelas permanentes, como a perda da visão.

Penalidades

Segundo Leonardo Carneiro, coordenador da Vigilância Sanitária de Várzea Grande, produzir ou vender bebidas sem registro e fora das normas sanitárias é crime previsto no Código Penal (artigo 273). “Nesses casos cabe multa, interdição de estabelecimento, apreensão dos produtos e processos civis e criminais”, enfatiza o coordenador.

Orientações

O superintendente orienta que os consumidores nunca comprem bebidas de procedência duvidosa ou vendidas informalmente. É fundamental verificar se o rótulo apresenta registro no Ministério da Agricultura ou Anvisa, razão social, CNPJ do fabricante, data de validade e número do lote.

Denúncias de atividades suspeitas podem ser feitas anonimamente à Vigilância Sanitária pelo telefone (65) 98464-5062 e e-mail: [email protected] ou à Polícia Civil.

Ações de fiscalização

A Vigilância Sanitária realiza fiscalizações frequentes, em parceria com a Polícia Militar, Procon, Ministério Público e Receita Estadual, para apreender bebidas irregulares e garantir que apenas produtos seguros cheguem ao consumidor.

O Noroeste

Recent Posts

Garimpo ilegal é fechado e homem é detido durante operação ambiental em MT

Polícia Militar encontrou a atividade em funcionamento em uma área de desmatamento em Novo Mundo;…

3 horas ago

Arraiá do Boa tem forró e comidas típicas com entrada gratuita em MT

Tradicional festa junina do bairro Boa Esperança chega à 5ª edição com shows de Thales…

3 horas ago

Bombeiros localizam idosa que desapareceu em área de mata em MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na sexta-feira (5.6), uma idosa…

3 horas ago

Mecânico de 230 kg é internado após 20 dias acamado em oficina sem atendimento

Com diagnóstico de trombose e ferimentos por falta de mobilidade, Renato Jesus Pinto, de 55…

3 horas ago

Dois membros de facção são presos por manter homem em cárcere privado e sob tortura em MT

Segundo a polícia, vítima de 30 anos foi encontrada amarrada em um bar; Este é…

3 horas ago

TCE barra licitação de R$ 21,5 milhões após suspeita de irrgularidades em pregão

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) determinou a suspensão de uma licitação estimada…

3 horas ago