Categories: FeaturedNacional

Geraldo Alckmin diz que avalia investimentos para ‘destravar’ hidrovia do Rio Paraguai I MT

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (24) que a hidrovia do Paraguai é essencial para melhorar a logística de escoamento da produção agrícola de Mato Grosso. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, na inauguração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

Alckmin assumiu a presidência temporariamente enquanto o presidente Lula viaja à Ásia em agenda oficial.

Ao ser questionado, Alckmin destacou que o governo federal tem interesse em destravar a hidrovia, que conecta Cáceres ao Paraná. O trecho parado está entre Cáceres e Corumbá (MS) em razão do assoreamento do rio.

“Esse é o trecho que precisa ter o investimento. Vou conversar com o ministro dos Portos. Nós precisamos ter eficiência econômica, reduzir custos, melhorar a logística e integrar modais, integrar os vários tipos de modais. Então, a hidrovia do Paraguai é essencial”, afirmou.

Com 89.478 mil habitantes, Cáceres foi fundada a partir da hidrovia, mas que, atualmente, está desativada há mais de 12 anos.

A hidrovia

A ligação fluvial entre o Porto de Cáceres (MT) ao Porto de Nova Palmira, no Uruguai, foi estabelecido através do Acordo de Transporte Fluvial entre os países que fazem parte da Bacia do Rio da Prata, que entrou em vigor em 10 de agosto de 1998.

O Rio Paraguai possui 680 km de extensão e se divide em dois braços, que são conhecidos por serem profundos, estreitos e sinuosos. Entre eles surge a Ilha de Taiamã, que se tornou uma Unidade de Conservação Federal gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Nas proximidades, está também o Parque Estadual do Guirá e, ao sul, perto da foz do Rio Cuiabá está o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense.

Ilustração mostra hidrovia que liga Cáceres (MT) ao Porto de Nova Palmira, no Uruguai — Foto: Parecer técnico da Câmara Federal

O Noroeste

Recent Posts

Virginia Mendes parabeniza Gisela Simona por assumir a Setasc e elogia decisão de Pivetta

Deputada federal eleita destacou a trajetória de Gisela no serviço público e o compromisso das…

8 horas ago

Motorista de caminhonete morre após carro ser atingido por caminhão na BR-163 em MT

Com o impacto da batida, Rafael Henrique de Oliveira, de 30 anos, morreu ainda no…

9 horas ago

Pivetta critica juros, reforma tributária e define gestão: “Direita de resultados” I MT

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), afirmou que se considera um político de…

9 horas ago

Dono de supermercado atira contra suspeito que baleou cliente em MT

Vítima de 31 anos foi atingida por três disparos dentro do estabelecimento, em Sorriso. Segundo…

9 horas ago

Cantor sertanejo sofre acidente a caminho de show em MT; mulher morre

O cantor sertanejo Thizil, que faz dupla com o irmão Mario, ficou ferido em um…

9 horas ago

Equipes da PF e Ibama são alvo de tiros em terra indígena de MT

Equipes da Polícia Federal (PF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos…

9 horas ago