A maior delegação mato-grossense de paratletas e atletas da inclusão reversa embarca nesta quinta-feira (30.10) rumo a duas importantes competições internacionais de jiu-jitsu paradesportivo. Ao todo, 14 atletas e cinco profissionais técnicos integram a equipe que representará o Brasil na Tailândia e em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), sob o comando do professor Elcirley Silva, presidente da Federação Brasileira de Jiu-jitsu Paradesportivo (FBJJP) e idealizador da Associação Mato-grossense de Jiu-jitsu Paradesportivo (AMTJJP).
As disputas acontecem entre os dias 1º e 8 de novembro, em Bangkok (Tailândia), e de 12 a 15 de novembro, em Abu Dhabi, reunindo atletas de diversas partes do mundo. A delegação mato-grossense é composta por competidores de Barra do Garças, Paranatinga, Cuiabá, Porto Alegre do Norte e Canarana, além de outros sete brasileiros que também representarão o país nas competições.
De acordo com o professor Elcirley Silva, este é um momento histórico para o paradesporto mato-grossense. Ele destacou o apoio e a presença constante da Embaixadora Mundial do Parajiu-jitsu, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.
“Em 2024 começou a nossa história de reconhecimento pelo Estado, foi quando dona Virginia Mendes, nossa madrinha, nos enxergou. A empatia foi mútua, ela pegou em nossas mãos e não soltou mais. Este ano vivemos um momento ímpar e histórico para todos nós, e vamos honrar a confiança que estamos recebendo do nosso Estado”, afirmou o professor.
O presidente da FBJJP também ressaltou o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), fundamental para a participação da equipe nos torneios internacionais.
“Hoje podemos contar com o apoio do Governo do Estado, e isso faz toda a diferença”, completou Elcirley.
Além das competições, o professor destacou o potencial de expansão do parajiu-jitsu em Mato Grosso.
“O parajiu-jitsu em Mato Grosso tem raízes consolidadas em Barra do Garças. Recebemos pessoas do mundo todo que vêm conhecer a nossa técnica. Pensando na expansão e no acesso de novos praticantes, temos um projeto de capacitação para professores de outros municípios, graças ao apoio que a Academia Gracie Barra nos proporciona, e o incentivo do Governo ao esporte”, explicou.
A equipe encerra os últimos treinos antes do embarque e segue motivada para representar o Brasil e Mato Grosso nas disputas internacionais.
Para mais informações sobre a participação dos atletas mato-grossenses nos campeonatos, acesse o link:
https://www.instagram.com/amtjjp?igsh=MXh1eXlpNzY1ZG5rbg==
Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) localizaram e prenderam um homem, de 43…
Campanha prevê entrega de pacotes colecionáveis para participantes das ações e tem como meta ampliar…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou um conjunto de semirreboques com sinais identificadores adulterados durante…
Servidor já era alvo de outra apuração administrativa relacionada ao uso de plataformas de apostas…
Presidente da Assembleia afirma que próximo governador deve ampliar ações sem interromper projetos em andamento…
O policial civil aposentado Luciano Testa, de 56 anos, que foi flagrado agredindo um idoso…