Um homem suspeito de furtar energia elétrica foi preso ao ser flagrado por policiais fazendo ‘gato’ para uma empresa de reciclagem, nessa quarta-feira (29), durante o cumprimento da Operação Energia Limpa, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. A ação foi deflagrada pela Polícia Civil, em conjunto com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e a Concessionária Energisa.
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito oferecia serviços de ligação clandestina de energia, que é conhecido popularmente como “gato”, e poderá responder por crime que prevê pena de até oito anos de prisão.
O homem, que já vinha sendo monitorado pelas equipes de fiscalização, foi flagrado no momento em que realizava uma ligação direta na rede elétrica de um estabelecimento comercial. A empresa de reciclagem, também alvo da operação, possui histórico de furtos de energia e já havia sido autuada anteriormente pelo mesmo tipo de irregularidade.
Durante a ação, a Polícia Civil apreendeu diversos equipamentos utilizados nas fraudes, entre eles uma vara de manobra, um bastão pega-tudo, um cinto de segurança, um par de luvas de borracha, um capacete de proteção e três portas fusíveis.
O gerente de perdas da Energisa Mato Grosso, Luciano Lima, destacou a importância da ação. Segundo ele, a prisão do responsável técnico pelas ligações irregulares representa um avanço significativo no enfrentamento ao furto de energia, já que, na maioria das operações, são identificados apenas os beneficiários do crime.
A União Europeia publicou nesta sexta-feira (5/6) um novo regulamento de execução que mantém o…
Semirreboques foram localizados em Sinop e o cavalo mecânico em Carlinda. Polícia faz buscas para…
A Prefeitura de Cuiabá disponibiliza, a partir desta sexta-feira (5) o Portal Oferta Pública, plataforma…
Segundo o exame, o bebê apresentava um quadro de pneumonia que evoluiu para insuficiência respiratória…
Núcleo de Vacinação disponibiliza imunizantes contra os principais tipos da doença e reforça a importância…
Policiais sentiram forte odor de maconha vindo do imóvel e visualizaram os entorpecentes por uma…