Categories: ALMT

Justiça nega pedido dos bancos e mantém Decreto Legislativo que suspende consignados por 120 dias

A decisão tomada pela desembargadora Vandymara Paiva Zanolo, nesta quinta-feira (13), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), representou uma importante vitória para os servidores públicos estaduais. A magistrada negou o pedido liminar da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que tentava derrubar o Decreto Legislativo nº 79/2025 — medida de autoria dos deputados Wilson Santos (PSD) e Janaina Riva (MDB), aprovada pela Assembleia Legislativa.

O decreto suspende, por 120 dias prorrogáveis, os efeitos financeiros e operacionais de contratos de empréstimos consignados, cartões consignados e CDC firmados em desacordo com a legislação vigente. A medida tem como objetivo possibilitar apurações sobre possíveis abusos, fraudes e irregularidades praticadas por instituições financeiras contra servidores do estado.

“Essa decisão demonstra que estamos no caminho certo. A suspensão é necessária para estancar práticas que devastaram a vida financeira de milhares de servidores. Continuaremos firmes ao lado dos trabalhadores que foram lesados por juros abusivos e contratos feitos de forma dolosa”, afirmou Wilson Santos.

A Febraban havia ingressado com mandado de segurança coletivo alegando que o decreto seria inconstitucional e que a Assembleia teria extrapolado sua competência ao interferir em relações contratuais privadas. No entanto, a desembargadora Vandymara Zanolo rejeitou os argumentos e manteve integralmente o decreto aprovado pelo Parlamento estadual.

Na decisão, a magistrada ressaltou que a medida tem natureza temporária e está diretamente relacionada à necessidade de investigação das denúncias apresentadas por servidores. “Não se verifica, em juízo preliminar, a manifesta ilegalidade ou abusividade do ato impugnado que justifique a concessão da medida liminar pleiteada”, afirmou.

Com isso, continua valendo a suspensão dos descontos e cobranças vinculados aos contratos considerados irregulares, garantindo tempo necessário para o trabalho da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e da força-tarefa instituída pela Secretaria de Fazenda (Sefaz).

O Noroeste

Recent Posts

Garimpo ilegal é fechado e homem é detido durante operação ambiental em MT

Polícia Militar encontrou a atividade em funcionamento em uma área de desmatamento em Novo Mundo;…

54 minutos ago

Arraiá do Boa tem forró e comidas típicas com entrada gratuita em MT

Tradicional festa junina do bairro Boa Esperança chega à 5ª edição com shows de Thales…

58 minutos ago

Bombeiros localizam idosa que desapareceu em área de mata em MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na sexta-feira (5.6), uma idosa…

1 hora ago

Mecânico de 230 kg é internado após 20 dias acamado em oficina sem atendimento

Com diagnóstico de trombose e ferimentos por falta de mobilidade, Renato Jesus Pinto, de 55…

1 hora ago

Dois membros de facção são presos por manter homem em cárcere privado e sob tortura em MT

Segundo a polícia, vítima de 30 anos foi encontrada amarrada em um bar; Este é…

1 hora ago

TCE barra licitação de R$ 21,5 milhões após suspeita de irrgularidades em pregão

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) determinou a suspensão de uma licitação estimada…

1 hora ago