Categories: Politica MT

Gisela convoca Mato Grosso a reagir contra mortes de mulheres I MT

Nesta última terça-feira, 25 de novembro — Dia Mundial de Eliminação das Violências contra a Mulher — a deputada federal Gisela Simona – líder da bancada feminina do União, e vice-presidente do maior bloco da Câmara Federal, composto por oito partidos e 363 deputados -, voltou a alertar a perigosa elevação no número de mortes de mulheres, ao unir o marco internacional à campanha dos ’21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas’, iniciados no dia 20 de novembro.

“Precisamos com urgência encontrar alternativas que sejam capazes de colocar fim à estatísticas tão amedrontadoras como os dados divulgados esta semana pelo Escritório das Nações Unidas e ONU Mulheres que mostram que apesar dos anos de compromissos globais, em 2024, 83 mil mulheres e meninas foram mortas, 50 mil assassinadas por parceiros ou familiares, apontando que uma mulher ou menina foi assassinada por um parceiro ou familiar quase a cada 10 minutos, uma média de 137 por dia”.

A deputada federal igualmente frisou a dolorosa realidade de Mato Grosso – que lidera o ranking de feminicídios pelo segundo ano consecutivo no país – e que mesmo antes de terminar novembro já superou o número de mortes de mulheres registrados em todo o ano de 2024.

“O Dia Mundial de Eliminação da Violência contra a Mulher não é apenas uma data. É uma convocação. No Brasil, todos os dias, histórias como a sua e a minha são interrompidas. Em Mato Grosso, já são 51 feminicídios até esta terça-feira — quatro a mais do que todo o ano passado. Sete dessas mulheres buscaram proteção e, mesmo assim, não sobreviveram. O número já supera os 47 feminicídios registrados em 2024. Assim, não venho aqui só para lembrar uma data, mas para reafirmar que nenhum tipo de violência é aceitável — física, sexual, psicológica, política ou digital. E que enquanto uma mulher tiver medo, o nosso trabalho é denunciar, debater e mobilizar para transformar”.

A deputada também chamou atenção para a adesão, este ano, de inúmeras instituições brasileiras ao tema proposto pela da Organização das Nações Unidas (ONU) – ‘Una-se para acabar com a violência digital contra todas as mulheres e meninas’ -, destacando o avanço do assédio on-line e a importância da segurança digital para a igualdade de gênero. Ao desvelar um fenômeno crescente: o avanço das agressões no ambiente virtual — de cyberbullying a deepfakes, perseguições, vazamentos de imagens íntimas e rastreamento por GPS. “Ataques digitais não são irreais. Eles atravessam a tela e chegam ao corpo. Muitas vezes começam na rede e terminam em agressões físicas e feminicídios”.

Para a deputada unista, os ’21 Dias de Ativismo’ vem se consolidando ao longo dos anos, envolvendo secretarias estaduais, políticas para mulheres, escolas, universidades, organizações sociais e instituições públicas. Com uma agenda que concentra quatro eixos: enfrentamento à violência doméstica e sexual,combate ao feminicídio, promoção da saúde e das políticas de cuidado e defesa da igualdade racial e de gênero.

“Precisamos entender que não falamos só de números, muito antes falamos de mulheres com nome, rosto e sonhos interrompidos. Assim, o Brasil não pode naturalizar a violência como destino. E até que isto acabe, seguiremos mobilizando instituições, fortalecendo políticas públicas e garantindo que nenhuma mulher esteja sozinha. Porque a vida das mulheres não é estatística — é direito.”

No Brasil, a campanha é mobilizada pela ONU Mulheres desde 2003 e integra datas estratégicas:- 20 de novembro – Dia da Consciência Negra; 25 de novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres; 1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS; 3 de dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência; 6 de dezembro – Dia dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Laço Branco); 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O Noroeste

Recent Posts

Pivetta promete água em todos os bairros de Várzea Grande em 180 dias e descarta intervenção sem ordem judicial

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), anunciou nesta sexta-feira (17) que o Governo…

21 minutos ago

Fazenda Rosa reúne agro e agricultura familiar em defesa do fortalecimento das mulheres no campo

O protagonismo feminino no campo foi tema de debate durante o Fazenda Rosa, realizado na…

23 minutos ago

Pivetta: “Temos que compensar o que o Governo Federal não faz” I Mato Grosso

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) criticou o Governo Federal nesta sexta-feira (17) ao afirmar que…

26 minutos ago

Fiemt recebe empresa americana de silos que quer investir em Mato Grosso

Mato Grosso planta cada vez mais e continua sem espaço para guardar o que colhe.…

26 minutos ago

Trânsito terá alterações temporárias neste fim de semana para garantir segurança em corridas de rua

Neste fim de semana, duas corridas de pedestres de curto percurso serão realizadas na região…

29 minutos ago

Mulher presa por confessar morte da filha é encontrada morta em cela de delegacia em MT

Suspeita admitiu ter matado a criança, que tinha 1 ano e 8 meses; caso veio…

30 minutos ago