Categories: ALMT

Vai virar lei projeto que fortalece produção, inovação e logística do setor de fertilizantes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação no último dia 26, o Projeto de Lei nº 825/2024, de autoria do deputado Dr. João (MDB), que aprimora a Lei nº 12.777/2024 ao incluir novos objetivos estratégicos no Plano Estadual de Fertilizantes e estabelecer diretrizes específicas para a Política Tributária de Incentivo à Cadeia Produtiva do setor. O texto foi aprovado acatando o Substitutivo Integral nº 01.

A proposta moderniza o marco legal dos fertilizantes em Mato Grosso ao definir como prioridades o aumento da produção interna de insumos, incluindo fertilizantes de eficiência aumentada, produtos orgânicos, organominerais, remineralizadores e bioinsumos, a redução dos custos logísticos ao longo da cadeia produtiva e da distribuição, e a ampliação dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação, fortalecendo pesquisas, laboratórios e novas cadeias produtivas.

O projeto também estabelece diretrizes claras para a política tributária voltada ao setor. Entre elas está a possibilidade de o estado atrair novos empreendimentos industriais com políticas fiscais específicas, estimular a implantação de novas plantas de produção, criar centros tecnológicos dedicados ao desenvolvimento de tecnologias para fertilizantes e incentivar investimentos em infraestrutura logística, como a ampliação de malhas de gasoduto e melhorias no escoamento da produção.

Para Dr. João, o objetivo é dar a Mato Grosso maior autonomia e competitividade. “O produtor rural precisa de previsibilidade, qualidade e preço justo nos insumos. Ao fortalecer a produção interna e atrair novas indústrias, reduzimos a dependência externa e preparamos o estado para um futuro mais sustentável e competitivo”, destacou.

Ele reforçou que Mato Grosso, sendo o maior produtor de grãos do país, não pode ficar vulnerável às oscilações internacionais do mercado de fertilizantes. “Quando o mundo para, Mato Grosso não pode parar. Esta lei fortalece a nossa segurança produtiva”, afirmou.

Com a aprovação em segunda votação, o projeto segue agora para sanção do governo do estado.

O Noroeste

Recent Posts

Idoso de 80 anos é resgatado de helicóptero após se ferir em fazenda em MT

Com suspeita de fratura no fêmur, paciente foi transportado pelo Ciopaer de Cáceres até Cuiabá…

30 minutos ago

Pai é condenado a 40 anos de cadeia por estuprar filhas e teve filhos com uma delas em Cuiabá

A Justiça de Mato Grosso condenou dois réus pelos crimes de estupro de vulnerável praticados…

32 minutos ago

Foragido investigado por dois homicídios e duas tentativas de assassinato é encontrado debaixo da cama e preso em MT

Robson da Silva Cruz, procurado pela Justiça, é suspeito de participação em quatro crimes registrados…

36 minutos ago

Duas pessoas morrem em acidente com carro de polícia, caminhão de lixo e outros dois veículos em MT; vídeos

Colisão atingiu viatura da Polícia Militar, deixou dois feridos e provocou incêndio; rodovia foi totalmente…

43 minutos ago

Fecomércio promove painel sobre impactos da Reforma Tributária no turismo – O Mato Grosso

Para entender como a maior reforma fiscal do país deve impactar toda a cadeia produtiva…

1 hora ago

Motorista evita acidente após ônibus perder o freio na Serra de São Vicente de MT

O motorista só percebeu que o veículo estava com falhas no freio durante a descida…

9 horas ago