Categories: Politica MT

Deputado Eduardo Botelho afirma que veto ao reajuste não enfraquece a Assembleia I MT

O deputado estadual Eduardo Botelho afirmou que a manutenção do veto do governador Mauro Mendes ao reajuste de 6,8% dos servidores do Judiciário não representa enfraquecimento da Assembleia Legislativa. A votação terminou com 12 votos pela manutenção e 10 pela derrubada, três a menos do necessário para aprovar o aumento salarial. “Pegar mal não pega, faz parte, parlamento é isso: Discutir o projeto, aprovar ou não”, declarou o parlamentar.

O reajuste afetaria cerca de 3,5 mil servidores em nove cargos e teria impacto de R$ 42 milhões no orçamento do Judiciário apenas neste ano. O resultado provocou forte reação entre os servidores, que passaram a discutir uma possível greve por tempo indeterminado. Botelho disse que não esperava diferença tão ampla. “Eu achava que ia ser a diferença muito apertada de um voto, que talvez faltasse um voto, mas deu mais, faltou três votos. Para mim, foi surpresa o número baixo de votos”.

Apesar de negar prejuízo à imagem da Assembleia, o deputado reconheceu que o placar evidencia o peso do Governo do Estado dentro do Parlamento. “Eu não diria que pega mal, mas que demonstra a força do governo, não resta dúvida, não tem nem o que discutir, é lógico que demonstra sim a força que ele tem”, afirmou. Sobre a insatisfação dos servidores, Botelho disse desconhecer quem teria criado expectativas de apoio. “Eu disse que ia votar e votei. Meu parecer foi pela derrubada, votei pela derrubada, mas não sei quem que deu essa garantia para eles”.

O governador Mauro Mendes justificou o veto argumentando que o reajuste criaria efeito cascata entre os Poderes e geraria impacto de R$ 1,6 bilhão. Ele afirmou que o projeto é materialmente inconstitucional e viola normas fiscais e orçamentárias. “A alteração isolada das tabelas remuneratórias do Poder Judiciário tende a desencadear pressões de equiparação em todos os demais Poderes e funções”, disse o governador.

O Noroeste

Recent Posts

Bancários rejeitam proposta da Caixa e mantêm greve nacional – O Mato Grosso

Os empregados da Caixa Econômica Federal rejeitaram a proposta final apresentada pelo banco e decidiram…

7 horas ago

Homem morre durante rodeio às margens da MT-270 e evento é cancelado em Rondonópolis MT

Fábio Oliveira Carvalho, de 40 anos, recebeu atendimento médico, mas morreu no local; programação deste…

8 horas ago

Paulo Araújo firma compromisso com o parajiu-jitsu e reforça aliança com Virgínia Mendes I MT

Neste sábado (12), o deputado estadual e candidato à reeleição Paulo Araújo firmou um compromisso…

8 horas ago

Pesquisa da UFMT transforma descarte da mandioca em ração para o gado em época de seca

Descoberta é uma alternativa nutritiva e de baixo custo para reduzir os impactos da escassez…

18 horas ago

Gerido pelo Einstein, Hospital Central realiza 2 mil cirurgias em 7 meses de operação na capital I MT

Com pouco mais de sete meses de operação, o Hospital Central de Alta Complexidade de…

18 horas ago

Mulher é presa com mais de 70 tabletes de skunk escondidos em casa em MT

Segundo a Polícia Civil, droga seria armazenada no imóvel para depois ser distribuída a outros…

18 horas ago