Categories: FeaturedMT

Guia de Integridade orienta fornecedores sobre práticas éticas nas contratações públicas

Publicação elaborada pela CGE-MT e Seplag-MT, em parceria com o setor produtivo, consolida regras claras, segurança jurídica e transparência nas relações entre empresas e o Estado

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), lançou nesta terça-feira (9) o Guia de Integridade nas Contratações Públicas, documento inédito voltado a orientar fornecedores e prestadores de serviços sobre como vender para o Estado com mais segurança, transparência e responsabilidade.

A publicação foi construída de forma colaborativa com o setor produtivo, a partir de um canal aberto de diálogo que permitiu aperfeiçoar conteúdos e alinhar expectativas de mercado. O lançamento integra a programação da 1ª Semana Mato-Grossense da Integridade, promovida pela CGE.

Para o secretário Controlador-geral, Paulo Farias, este é um marco importante para o ambiente de negócios estadual. “A administração pública precisa do setor privado para transformar políticas públicas em serviços e obras que mudam a vida das pessoas. O setor privado precisa de um Estado que garanta regras estáveis, isonomia e respeito aos contratos, para gerar empregos, crescer e inovar. É exatamente essa relação de mão dupla que o guia consolida”.

Com linguagem simples e prática, o guia apresenta passos essenciais para que fornecedores entendam as regras, expectativas e condutas éticas em cada fase da contratação pública, desde o planejamento até a execução dos contratos. O conteúdo também destaca benefícios de programas internos de integridade e traz orientações claras sobre relacionamento com o poder público, prevenção de riscos e comunicação com o Estado.

A secretária adjunta de Aquisições Governamentais da Seplag, Katiene Pinheiro, reforçou que o Guia funciona como uma ferramenta prática e comprometida com a ética no setor público. “Este Guia foi construído para ser um farol, orientando gestores, servidores e fornecedores a identificar, prevenir e responder a riscos, garantindo que cada centavo investido retorne em benefícios para a população mato-grossense. O Guia estabelece diretrizes claras, principalmente, para os fornecedores do Estado. Seguimos avançando para uma administração cada vez mais justa e eficiente”.

Já para o diretor do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon), Leonardo Bocchese, a transparência nos processos traz ganhos diretos à competitividade das empresas. “O Guia traz justamente essa transparência com processos mais claros, mais regularidade, integridade e mais competitividade, pois se as empresas têm essa relação mais clara, elas serão mais competitivas, e quem ganha com isso é a população”.

O evento contou com palestra técnica do auditor Anderson Escobar, um dos autores do material, que apresentou os principais conteúdos e demonstrou como aplicá-los no cotidiano das empresas que participam de licitações estaduais. A programação também incluiu participação do empresário Luis Carlos Nigro, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHBRS), que abordou a importância da integridade e da profissionalização nas relações entre setor privado e poder público.

Voltado a fornecedores, prestadores de serviços e servidores que atuam nas áreas de compras governamentais, o evento marcou mais um avanço na agenda estadual de integridade.

Integridade Pública em Mato Grosso

O Guia é um desdobramento do Programa de Integridade Pública de Mato Grosso, instituído pelo governador Mauro Mendes em julho de 2023. A iniciativa visa fortalecer a governança e a ética no serviço público estadual e já alcança 100% dos órgãos e entidades do Poder Executivo. Com essa base consolidada, o Governo amplia suas ações para o ambiente privado, reforçando transparência, segurança e confiança nas contratações públicas.

Acesse o guia AQUI.

O Noroeste

Recent Posts

Emprego formal cresce 3,6% e alcança 62,2 milhões de vínculos no Brasil – O Mato Grosso

O mercado de trabalho formal brasileiro alcançou 62,2 milhões de vínculos ativos em fevereiro de…

9 horas ago

Governo renova cota de importação para carros eletrificados por seis meses – O Mato Grosso

O governo federal decidiu renovar por mais seis meses as cotas de importação com alíquota…

12 horas ago

Beto Dois a Um destaca capacidade de Virgínia Mendes e diz que “Mato Grosso precisa mostrar ao Brasil o que foi feito”

O deputado estadual Beto Dois a Um declarou apoio à pré-candidatura de Virgínia Mendes à…

13 horas ago

Max Russi declara apoio a Mauro Mendes para o Senado I Mato Grosso

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi (Podemos), declarou apoio à pré-candidatura…

13 horas ago

Pai, filho e outras 3 pessoas são resgatadas de trabalho escravo em empresa de reciclagem em MT

Resgate ocorre um mês após uma trabalhadora doméstica ser encontrada em situação semelhante no município.…

14 horas ago

Mato Grosso terá programa de apadrinhamento para autistas; iniciativa é de Elizeu Nascimento

O Governo de Mato Grosso sancionou, no último dia 9,  a Lei nº 13.433/2026, que institui…

14 horas ago