Nos dois últimos feriados de 2025 – Natal e Ano Novo, as lojas do comércio em geral, tanto de rua quanto de shoppings, devem permanecer fechadas em Cuiabá e Várzea Grande. No entanto, as lojas poderão funcionar com horário ampliado nas vésperas dos feriados, para melhor atender aos clientes que estiverem em compras.
Especificamente nos dias 24 e 31 de dezembro, as lojas de rua podem atender até as 20h. Já para as empresas do comércio localizadas nos shoppings, o funcionamento será das 10h às 18h.
O presidente da Fecomércio-MT, Wenceslau Júnior, explica que a medida contribui para a manutenção das atividades comerciais no período. “A ampliação do horário de funcionamento, prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e acordada entre os sindicatos patronais e laboral de Cuiabá e Várzea Grande, com participação da Fecomércio-MT, busca oferecer mais comodidade à população que vai às compras e, ao mesmo tempo, beneficiar os trabalhadores com o aumento das vendas e, consequentemente, de suas comissões”.
A Assessoria Jurídica da Fecomércio-MT reforça que os supermercados também não devem funcionar nas datas. No entanto, para restaurantes, não há proibição quanto ao funcionamento, assim como ocorre com atividades consideradas essenciais, como as farmácias, por exemplo. Nesses casos, é necessário apenas garantir o pagamento em dobro pelas horas trabalhadas nos feriados ou a folga compensatória aos funcionários.
Para os demais municípios do estado, a Assessoria da entidade recomenda observar as convenções coletivas de trabalho das respectivas cidades quanto à autorização de abertura nesta data.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) oficializou na tarde desta terça-feira (21) um acordo…
O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) defendeu que Mato Grosso lance campanhas publicitárias contra as apostas…
Nesta terça-feira (21), o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL), concedeu entrevistas…
O Governo de Mato Grosso sancionou a Lei nº 13.459, que institui a Política Estadual Permanente…
Pré-candidata a senadora, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou nesta terça-feira (21) que pretende…
O empresário Vagnel Santana da Silva, de 52 anos, foi morto a tiros na tarde…