Categories: ALMT

Max Russi amplia diálogo institucional para fortalecer a saúde indígena I MT

A Câmara Setorial Temática (CST) da Saúde Indígena da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) apresentou um resumo das atividades desenvolvidas desde sua instalação, consolidando-se como um importante espaço de diálogo e construção de políticas públicas voltadas aos povos indígenas do estado.

Liderada pelo presidente da ALMT, deputado Max Russi, a CST (que é a primeira do Brasil) realizou reunião de instalação e reuniões ordinárias, visitas técnicas institucionais e articulações externas com lideranças indígenas e órgãos federais, com foco na melhoria do atendimento à saúde indígena em Mato Grosso.

Entre as ações desenvolvidas estão a definição do plano de trabalho da Câmara Setorial Temática e reuniões técnicas na ALMT, reunindo parlamentares, representantes de órgãos públicos, profissionais da saúde e lideranças indígenas.

Além disso, a CST fez visita institucional à sede da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), em Cuiabá, para discutir a estrutura e os serviços prestados na saúde indígena e articulou encontros externos, incluindo agenda com povos indígenas e representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Nos encontros, a CST debateu temas como o acesso aos serviços de saúde básica e especializada, a logística de atendimento em territórios indígenas, a valorização dos profissionais que atuam nessas regiões e o respeito às especificidades culturais no cuidado à população indígena.

Segundo Max Russi, a atuação da Câmara Setorial Temática representa um avanço importante na construção de soluções efetivas. “A CST da Saúde Indígena cumpre um papel essencial ao reunir diferentes instituições, ouvir as comunidades e transformar essas demandas em encaminhamentos concretos. Nosso compromisso é garantir políticas públicas que respeitem a cultura e a realidade dos povos indígenas”, afirmou.

O presidente da ALMT destacou ainda que o trabalho da Câmara seguirá avançando. “Estamos fortalecendo o diálogo e buscando soluções para melhorar o atendimento à saúde indígena em Mato Grosso. A Assembleia Legislativa seguirá sendo um espaço aberto para essas discussões e para a defesa dos direitos dos povos indígenas”, completou Max Russi.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

18 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

18 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

18 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

18 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

18 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

18 horas ago