Categories: Featured

Prefeito e suplente de senador batem-boca após fala sobre aumento no ISS e “fantasmas”

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), protagonizou um embate público com a suplente de senadora Margareth Buzetti (PP) durante uma reunião com empresários do Distrito Industrial, realizada nesta quinta-feira (8), na capital. A discussão ocorreu em meio ao debate sobre o aumento do Imposto Sobre Serviços (ISS) no município.

O clima se acirrou quando Abilio afirmou que a reforma tributária aprovada no Congresso Nacional, com voto favorável de Buzetti no Senado, seria mais prejudicial do que o reajuste municipal do ISS. “Esse projeto que aumenta de 3% para 5% não é nem um décimo do problema da reforma tributária que a senhora votou. Está computado o voto da senhora a favor”, disse o prefeito.

Buzetti reagiu imediatamente, contestou a fala e tomou o microfone para rebater as declarações. Ela negou ter atacado o prefeito e afirmou que apenas reproduziu falas anteriores. “Eu não te ataquei, falei o que você falou. Você me chamou de fantasma, disse que no distrito só tinha empresa fantasma. Seu áudio está aqui”, declarou.

Na sequência, a suplente acusou Abilio de transferir responsabilidades e justificou seu voto favorável à reforma tributária. “Você é bom em jogar a culpa nos outros pela reforma tributária. Eu votei porque fiquei até 23h30 tentando garantir o Fethab e consegui até 2043”, afirmou.

A reunião integrou um movimento contrário ao reajuste do ISS, que reúne empresários e categorias diretamente impactadas. O aumento foi sancionado por Abilio por meio da Lei Complementar nº 594/2025, elevando a alíquota de 3% para 5%, com vigência a partir de 29 de março de 2026, atingindo setores como corretagem imobiliária, empresas do Distrito Industrial, serviços de eventos, cartórios, casas lotéricas e escritórios de contabilidade optantes pelo Simples Nacional.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

16 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

16 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

16 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

16 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

16 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

16 horas ago