Categories: Featured

CNH definitiva só pode ser cassada após processo administrativo, decide TJ de Mato Grosso

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu que a Carteira Nacional de Habilitação definitiva não pode ser cassada sem a abertura de processo administrativo, mesmo quando a infração de trânsito tenha ocorrido durante o período da Permissão para Dirigir. A decisão manteve válida a CNH que havia sido cancelada de forma automática pela administração pública.

O julgamento foi realizado pela Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo e o relator do processo foi o desembargador Rodrigo Roberto Curvo.

No entendimento do colegiado, quando a CNH definitiva já foi emitida, a administração não pode simplesmente anulá-la com base em infrações anteriores sem garantir ao condutor o direito de se defender. Nesses casos, é obrigatória a instauração de um processo administrativo, com contraditório e ampla defesa.

O relator explicou que a legislação de trânsito permite negar a emissão da CNH definitiva se forem constatadas infrações graves ou gravíssimas durante o período da permissão. No entanto, a situação muda quando o documento definitivo já foi concedido, pois passa a existir um direito consolidado.

Segundo a decisão, a cassação da CNH definitiva é uma penalidade e, como tal, exige respeito ao devido processo legal. A ausência desse procedimento torna o ato administrativo ilegal, especialmente quando a penalidade é aplicada anos depois da emissão da habilitação.

Outro ponto destacado foi o princípio da segurança jurídica. Para o Tribunal, não é razoável que o próprio Estado conceda a CNH definitiva e, após longo período, a cancele sem qualquer chance de manifestação do condutor.

O Noroeste

Recent Posts

TCE propõe mudança na Lei para destravar mais de 2,7 mil obras municipais paralisadas em MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, vai propor…

2 minutos ago

Decretos convocam plebiscitos para desmembramento de Nova Poxoréu e Ilhas de Ocupação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) publicou, na edição do Diário Oficial Eletrônico desta…

3 horas ago

Missão internacional leva empreendedores de MT a Portugal para imersão em inovação

Empreendedores, representantes de startups e empresários de Mato Grosso terão a oportunidade de ampliar conhecimentos,…

3 horas ago

Ananias recua de ameaça a prefeitos e tenta unir PL em MT

Em uma mudança de tom frente às divisões internas da legenda, o presidente estadual do…

4 horas ago

Homem de 68 anos que tentou matar esposa com marreta é encontrado morto em Cuiabá I MT

Um homem de 68 anos, identificado como Miguel Martins de Jesus, foi encontrado morto na…

4 horas ago

Dois corpos são encontrados em menos de 24 horas em Cuiabá; polícia investiga casos

Primeiro corpo foi localizado por volta das 6h45, em uma região de chácaras no bairro…

5 horas ago