Categories: FeaturedMT MAIS

Atleta de 61 anos cruza o país para disputar a Corrida de Reis após vencer câncer na cabeça

Aos 61 anos, Maria Lúcia Pereira Marinho atravessou mais de 700 quilômetros, enfrentou dois dias de estrada e realizou um sonho que estava no papel há quatro anos: participar da tradicional Corrida de Reis 2026, a maior prova de rua do Centro-oeste, em Cuiabá. Mais do que cruzar a linha de largada, a atleta amadora de Marilena (PR) carrega uma história marcada por superação, saúde e recomeço, após vencer um câncer na região da cabeça.

Apaixonada pela corrida de rua há cerca de 12 anos, Maria Lúcia conheceu a Corrida de Reis por meio de uma amiga que mora em Mato Grosso.

“Ela sempre falava: ‘Você tem que ir na Corrida de Reis’. Eu via as notícias, acompanhava tudo e tinha muita vontade de participar. Tenho seis anos de São Silvestre. Aí falei: ‘Esse ano não é São Silvestre, é Corrida de Reis”, ressaltou.

A decisão ganhou ainda mais significado depois de um período difícil. Maria Lúcia precisou interromper os treinos por quatro anos após ser diagnosticada com um tumor na cabeça. A pausa forçada trouxe não só limitações físicas, mas também emocionais.

“Foi muito triste. Fiquei deprimida, tive início de depressão. Eu tinha vontade de correr e não podia. Tive problema no olho, que não abria, e medo de não voltar mais a correr”, relembrou.

A liberação médica veio recentemente, junto com a confirmação de que não houve sequelas após a cirurgia, realizada em Curitiba. Para ela, o esporte teve papel decisivo na recuperação.

“O médico falou que, devido a eu não ter ficado com sequela nenhuma, foi o esporte que eu fazia. Quem pratica esporte tem outra visão da vida. Tem mais vontade de viver, e eu tinha muita vontade de viver”, declarou.

Mais uma superação

A corrida também foi fundamental na transformação da saúde. Antes obesa, Maria Lúcia emagreceu cerca de 22 quilos com a prática esportiva e passou a controlar melhor o colesterol alto, um problema de origem genética. “Mesmo tomando remédio, meu colesterol era sempre alto. O médico falou que eu precisava de um esporte para queimar gordura, e foi a corrida de rua. Fui aos pouquinhos e viciei”, disse.

Para Maria Lúcia, correr vai muito além da competição. É sinônimo de vida.

“A corrida salvou a minha vida. Se eu não tivesse feito esporte, provavelmente eu já teria morrido há muito tempo atrás. O esporte transformou a minha vida. Estar aqui hoje é um sonho realizado”, ressaltou.

 

A corrida

 

Mais de 15 mil atletas participam da 41ª edição da Corrida de Reis neste domingo (11), no Parque Novo Mato Grosso. Pela primeira vez na história, a competição será realizada fora do trajeto urbano tradicional, mas mantém os 10 quilômetros.

O percurso da Corrida de Reis 2026 passará pelos seguintes pontos:

  • Largada em frente ao Espaço Show
  • Primeira e segunda rotatórias, sentido dos lagos, passando pelas quadras de beach tennis
  • Curva próxima ao Centro de Eventos
  • Rua das Artes, contorno do Lago das Palmeiras
  • Fundos do Espaço Show, Vila das Nações, Casa Indígena, contorno do Lago das Nações
  • Corredor pela Praça Sunset e passagem por baixo do Espaço Pérola do Cerrado
  • Subida em direção às pistas de skate e contorno da Usina Solar
  • Rumo ao Agroplace, rotatória da roda-gigante
  • Descida lateral do kartódromo e avenida do estacionamento
  • Retorno pela lateral do kartódromo, entrada do parque e ao lado do autódromo
  • Chegada em frente ao Espaço Show
O Noroeste

Recent Posts

Governador cumpre agenda em Querência com entrega de casas populares e inauguração de escola nesta quarta-feira (3)

Otaviano Pivetta também abre a Colheita Nacional do Milho de 2026 O governador Otaviano Pivetta…

1 hora ago

Caminhão com alimentos que seriam distribuídos por facção criminosa é apreendido em MT

Segundo a polícia, a carga seria distribuída em cidades da região. Um caminhão carregado com…

1 hora ago

Wilson Santos projeto para barrar esgoto e lixo nos rios e cursos d´água

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou por unanimidade,…

1 hora ago

Gaeco investiga servidores que usavam estrutura de prefeitura para promover facção criminosa em MT

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Sinop, a 451 km…

1 hora ago

EUA criticam Pix e apontam prejuízo a empresas de pagamento, entenda – O Mato Grosso

O governo dos Estados Unidos elevou o tom contra o Pix ao afirmar que o…

1 hora ago

Base de dados da Saúde de MT é alvo de ataque cibernético; informações foram recuperadas

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) esclarece que o incidente cibernético…

1 hora ago