Categories: Featured

Grupo especializado em golpes bancários que fez vítima em MT é alvo de operação em SP e CE

A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (28), oito mandados de busca e apreensão, oito ordens de bloqueio bancário, oito mandados de sequestro de bens e três medidas cautelares, contra integrantes de um grupo especializado em golpes online. Os mandados estão sendo cumpridos em Fortaleza (CE) e nas cidades paulistas de Ribeirão Preto, Mauá, Praia Grande e São Bernardo do Campo.

A operação tem como alvo um grupo do Ceará, com ramificações em São Paulo, envolvido em fraudes pela internet, especialmente no golpe conhecido como “Falsa Central do Banco”.

As investigações começaram após uma vítima de Cuiabá registrar boletim de ocorrência, relatando ter sido alvo do esquema. Na época, a vítima disse à polícia que os suspeitos entraram em contato por meio de mensagens de texto e ligações telefônicas, passando-se por falsos atendentes bancários.

Investigação

Em Cuiabá, a vítima relatou à polícia que os criminosos informaram sobre uma suposta transação via PIX pendente de cancelamento. Induzida em erro, a vítima realizou procedimentos em um terminal bancário, o que resultou na contratação indevida de um empréstimo e em transferências financeiras não autorizadas.

Com o avanço das investigações, foi identificado que parte dos valores subtraídos das vítimas foi utilizada para o pagamento de créditos tributários à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz/SP). Esses créditos teriam sido receptados por outras pessoas, que os utilizaram para a quitação de IPVA.

O cumprimento das ordens judiciais conta com o apoio das Polícias Civis do Ceará e de São Paulo. As investigações continuam para a identificação de outros possíveis envolvidos, além de novas vítimas do grupo criminoso.

O Noroeste

Recent Posts

Funcionários faltam ao trabalho com medo da onça feita com IA para ‘espantar ladrões’ em oficina de MT

O empresário disse que publicou a imagem em um aplicativo de mensagens para brincar com…

1 hora ago

Advogada Elaine Freire assume Comunicação da Câmara de Cuiabá I MT

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Paula Calil (PL), oficializou uma troca no comando…

1 hora ago

Missionária é presa suspeita de usar projeto religioso para ajudar facção criminosa em MT

Segundo a Polícia Civil, Rhavenna Barcelos de Almeida mantinha contato com presos e foragidos e…

1 hora ago

Max Russi nega perseguição e diz que AL quer respostas sobre o BRT I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (Podemos), afirmou nesta quarta-feira (15) que os deputados…

1 hora ago

Vídeo: entregadora por aplicativo morre após bater de frente com caminhonete em MT

Com o impacto da batida, a motociclista é arremessada da moto e cai no asfalto.…

2 horas ago

Virginia Mendes manifesta revolta com morte da bebê Helena e cobra punição rigorosa aos responsáveis

A ex-primeira-dama de MT e pré-candidata a deputada federal, Virginia Mendes manifestou sua revolta sobre…

2 horas ago