Categories: Economia

Justiça de MT reconhece falha bancária em saque e garante indenização a servidor público

Um servidor público que recebeu um valor muito abaixo do esperado ao sacar o PASEP conseguiu obter indenização na Justiça. A Terceira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso deu provimento ao recurso e reconheceu que houve falha na prestação do serviço por parte do banco responsável pela administração da conta.

O relator, desembargador Dirceu dos Santos, destacou que o caso não trata de índices de correção ou regras do fundo, mas de possível má gestão, com indícios de desfalques e lançamentos irregulares.

Segundo o processo, o servidor só conseguiu identificar a real diferença de valores quando teve acesso à microfilmagem completa da conta, muitos anos depois do saque.

Para o colegiado, é a partir desse momento, quando a irregularidade é descoberta, que começa a contar o prazo para o cidadão buscar a reparação na Justiça.

Falha na gestão da conta

O Tribunal entendeu que, diante da documentação apresentada pelo autor, cabia à instituição financeira demonstrar que os saques ocorreram de forma regular e que a conta foi corretamente administrada.

Como essa comprovação não foi feita, a Câmara reconheceu a existência de prejuízo financeiro e determinou o pagamento da diferença apurada.

Indenização e efeitos da decisão

Além da recomposição do valor do PASEP, o colegiado também reconheceu a ocorrência de dano moral. Para o relator, a situação ultrapassa o simples aborrecimento, já que o servidor contribuiu por muitos anos e tinha a expectativa legítima de receber corretamente os valores acumulados.

Com isso, o banco foi condenado a pagar indenização por danos materiais e morais, além das despesas processuais.

O Noroeste

Recent Posts

Operação flagra furto de energia em chácara embargada pela Polícia Federal na região de Manso

A Operação Energia Limpa resultou em oito prisões por furto de energia elétrica em Mato…

21 minutos ago

Irregularidades em obras milionárias de rodovias e aeroporto viram alvo de investigação do TCE

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, recebeu, ao…

22 minutos ago

Botelho destaca investimentos para o campo em encontro de produtores rurais de Poconé

A valorização da agricultura familiar e o fortalecimento das comunidades rurais marcaram o 16º Encontro…

23 minutos ago

Fim da escala 6×1 pode reduzir atividade do varejo e pressionar preços, aponta estudo

A possível extinção da escala de trabalho 6×1, modelo em que o trabalhador atua por…

33 minutos ago

Dr. João anuncia implantação em MT da carteira digital durante 1º Encontro de Fibromiálgicos

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado  Dr. João (MDB), anunciou…

2 horas ago

Câmara de Cuiabá inicia planejamento de concurso público com até 43 cargos

Planejamento está em fase inicial e prevê vagas para níveis fundamental, médio e superior em…

2 horas ago