Agro.MT

Safra de grãos pode bater novo recorde no Brasil I MT

A produção de grãos no Brasil deve alcançar 353,4 milhões de toneladas na safra 2025/26, segundo o 5º Levantamento da Safra de Grãos divulgado nesta quinta-feira (12/02) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Se confirmado, o resultado será um novo recorde para o país, com crescimento de 0,3% em relação ao ciclo anterior.

A estimativa considera o início da colheita das culturas de primeira safra e a ampliação da área plantada, que deve chegar a 83,3 milhões de hectares, aumento de 1,9%, equivalente a 1,5 milhão de hectares a mais em comparação com 2024/25.

Soja puxa crescimento

A soja segue como principal responsável pelo desempenho positivo. A Conab projeta produção recorde de 178 milhões de toneladas, volume 6,5 milhões de toneladas superior ao da safra passada.

O resultado é atribuído, principalmente, às condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras. Em Mato Grosso, maior produtor nacional da oleaginosa, 46,8% da área já foi colhida, com produtividade próxima das estimativas iniciais.

Milho tem leve recuo

Diferentemente da soja, o milho deve apresentar redução de 1,9% na produção total, estimada em 138,4 milhões de toneladas considerando todos os ciclos.

A segunda safra, cujo plantio já começou, ocupa área de 17,9 milhões de hectares e tem produção projetada em 109,3 milhões de toneladas. Ainda assim, a expectativa é de crescimento tanto nas exportações quanto no consumo interno, estimados em 46,5 milhões e 94,5 milhões de toneladas, respectivamente.

Arroz e feijão

A área destinada ao cultivo de arroz deve recuar 11,6%, totalizando 1,6 milhão de hectares. A produção estimada é de 10,9 milhões de toneladas. O Rio Grande do Sul, principal produtor do país, apresenta lavouras em desenvolvimento após recuperação dos níveis dos mananciais.

Já a produção de feijão, somadas as três safras, deve atingir cerca de 3 milhões de toneladas. A primeira safra registra redução de 11,4% na área plantada e produção estimada em 967,2 mil toneladas, volume 9% inferior ao ciclo anterior.

Algodão mantém volume elevado

Para o algodão, a estimativa é de produção de 3,8 milhões de toneladas em uma área de aproximadamente 2 milhões de hectares, 3,2% menor que a da safra anterior. Segundo a Conab, 88,1% das áreas destinadas à cultura já foram semeadas.

Mesmo com o aumento previsto no consumo e nas exportações de milho, os estoques de passagem do grão devem permanecer em torno de 12 milhões de toneladas até janeiro de 2027.

*Sob supervisão de Gene Lannes

O Noroeste

Recent Posts

MPF passa a investigar curso de Medicina da Unic e da Fapan após notas baixa em exames

O Ministério Público Federal decidiu instaurar um procedimento administrativo para acompanhar de forma contínua a…

50 minutos ago

Max Russi celebra envio de projeto que cria o Ser Família Pet

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi, destacou como um…

1 hora ago

Corpo de Bombeiros ativa Serviço Médico Avançado e Moto Resgate em VG

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), em parceria com a Prefeitura de…

1 hora ago

Blocos parlamentares para 2026 são definidos

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (12), o  Ato…

1 hora ago

Gefron participa de apreensão de 4,3 toneladas de drogas e arsenal de guerra no Amazonas

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) atuou na operação que resultou na apreensão de 4,3…

1 hora ago

Setor de serviços fecha 2025 em alta, aponta IBGE

O setor de serviços encerrou 2025 com crescimento de 2,8% no Brasil, segundo dados da…

1 hora ago