Categories: FeaturedPolitica MT

ALMT instala CPI para investigar contratos firmados durante a pandemia de Covid-19 I MT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) instalou, nesta quarta-feira (4), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde. A comissão foi criada para apurar atos praticados no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde (SES) entre os anos de 2019 e 2023, com atenção especial aos contratos firmados durante o período da pandemia da Covid-19.

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) vai presidir os trabalhos da CPI. A vice-presidência ficará a cargo do deputado Chico Guarnieri (PRD) e a relatoria será conduzida pelo deputado Beto Dois a Um (União).

De acordo com Wilson Santos, a comissão terá como foco examinar a movimentação financeira e os procedimentos adotados pela Secretaria de Estado de Saúde no período investigado. Segundo ele, o objetivo é verificar possíveis irregularidades e apontar responsabilidades, caso sejam identificados problemas nos contratos analisados.

“O período da pandemia permitia legalmente algumas dispensas de licitação, mas pode ter havido oportunismo criminoso utilizando esse álibi para promover irregularidades. Com a instalação oficial da CPI, iniciaremos uma apuração técnica, responsável e transparente”, afirmou o parlamentar.

A CPI terá prazo inicial de 180 dias para a conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogado conforme prevê a Lei Federal nº 1.579/1952. A criação e composição da comissão foram oficializadas por meio do Ato nº 009/2026, publicado no Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa.

A comissão é composta pelos deputados Wilson Santos (PSD), presidente; Chico Guarnieri (PRD), vice-presidente; Beto Dois a Um (União), relator; além dos membros titulares Janaina Riva (MDB) e Dilmar Dal Bosco (União). Como suplentes, integram a CPI os deputados Carlos Avallone (PSDB), Paulo Araújo (PP), Lúdio Cabral (PT), Dr. Eugênio (PSB) e Thiago Silva (MDB).

O Noroeste

Recent Posts

‘Ele nunca vai entender que está sendo ajudado’, alertam biólogos após lagarto arrancar parte de dedo de trabalhador em MT

Segundo biólogos, répteis como o teiú não criam vínculos com humanos e tendem a agir…

47 segundos ago

Justiça derruba lei que proibia participação de atletas trans em competições femininas em Cuiabá

Desembargadores entenderam que o município não tem competência para legislar sobre o tema, que é…

3 minutos ago

Gefron recupera na fronteira de MT com a Bolívia veículo roubado no Rio de Janeiro

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) recuperou, nesta quinta-feira (11), no município de Lambari D’Oeste…

6 minutos ago

Virginia Mendes sai em defesa do Parque Novo Mato Grosso e chama Wellington de “desinformado” I MT

A ex-primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes (União), reagiu às declarações do senador Wellington Fagundes…

7 minutos ago

Diego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) recebeu, nesta sexta-feira (12), o Colar de Benemérito, maior…

9 minutos ago

Mauro Mendes critica presidente do TCE por expor fiscalização de rodovia: “papagaiada e circo” I Mato Grosso

O ex-governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), elevou o tom e disparou duras críticas…

10 minutos ago