Categories: FeaturedPolitica MT

ALMT instala CPI para investigar contratos firmados durante a pandemia de Covid-19 I MT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) instalou, nesta quarta-feira (4), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde. A comissão foi criada para apurar atos praticados no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde (SES) entre os anos de 2019 e 2023, com atenção especial aos contratos firmados durante o período da pandemia da Covid-19.

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) vai presidir os trabalhos da CPI. A vice-presidência ficará a cargo do deputado Chico Guarnieri (PRD) e a relatoria será conduzida pelo deputado Beto Dois a Um (União).

De acordo com Wilson Santos, a comissão terá como foco examinar a movimentação financeira e os procedimentos adotados pela Secretaria de Estado de Saúde no período investigado. Segundo ele, o objetivo é verificar possíveis irregularidades e apontar responsabilidades, caso sejam identificados problemas nos contratos analisados.

“O período da pandemia permitia legalmente algumas dispensas de licitação, mas pode ter havido oportunismo criminoso utilizando esse álibi para promover irregularidades. Com a instalação oficial da CPI, iniciaremos uma apuração técnica, responsável e transparente”, afirmou o parlamentar.

A CPI terá prazo inicial de 180 dias para a conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogado conforme prevê a Lei Federal nº 1.579/1952. A criação e composição da comissão foram oficializadas por meio do Ato nº 009/2026, publicado no Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa.

A comissão é composta pelos deputados Wilson Santos (PSD), presidente; Chico Guarnieri (PRD), vice-presidente; Beto Dois a Um (União), relator; além dos membros titulares Janaina Riva (MDB) e Dilmar Dal Bosco (União). Como suplentes, integram a CPI os deputados Carlos Avallone (PSDB), Paulo Araújo (PP), Lúdio Cabral (PT), Dr. Eugênio (PSB) e Thiago Silva (MDB).

O Noroeste

Recent Posts

ExpoFavela 2026 reúne empreendedores em feira de negócios em MT

Feira de negócios vai reunir empreendedores selecionados de diferentes regiões de Mato Grosso. A etapa…

12 horas ago

Motociclista de 26 anos morre ao atingir poste durante madrugada em MT

Um jovem identificado como Kaio de Almeida Branco, de 26 anos, morreu na madrugada deste…

12 horas ago

Jovem é atacada pelo ex com facadas nas costas ao sair de casa em MT

Uma jovem de 22 anos foi esfaqueada duas vezes nas costas pelo ex-marido após sair…

12 horas ago

Ônibus de Cuiabá terão reforço para visitas aos cemitérios no Dia de Finados; veja quais linhas

Cerca de 35 mil pessoas são esperadas nos cemitérios da Piedade, do Porto e do…

12 horas ago

Dia de Finados: veja horários de missas em Mato Grosso

Celebrações serão realizadas nos cemitérios da Piedade, do Porto e do Coxipó da Ponte. A…

12 horas ago

Homem invade casa e mata atual companheiro da ex-mulher a golpes de canivete em MT

Vítima foi atingida por vários golpes dentro de casa, em Guarantã do Norte. O suspeito…

12 horas ago