O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), deflagrou na manhã desta quinta-feira (5), a Operação “Extortion” para cumprir quatro mandados de busca e apreensão em investigação que apura extorsões contra comerciantes de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.
A ação conta com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar, que atuam juntas no enfrentamento ao crime organizado.
As investigações apontam que integrantes de uma organização criminosa exigiam dinheiro de comerciantes mediante ameaças. O grupo também forçava a compra de determinados produtos de forma monopolizada e oferecia uma falsa “proteção”, usada para financiar suas atividades ilegais.
Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Barra do Garças e são cumpridos em Barra do Garças e Araguaiana.
A apuração começou após relatos de extorsão contra estabelecimentos da região. As diligências reuniram indícios que mostram a atuação sistemática do grupo na cobrança de valores ilícitos.
O nome da operação, “Extortion”, faz referência direta ao crime investigado.
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) é uma força‑tarefa permanente formada pelo força-tarefa permanente constituída pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.
Agressão aconteceu na madrugada. Dois suspeitos foram presos em flagrante pela Polícia Militar após imagens…
Márcia Pinheiro, de 58 anos, foi internada na noite deste domingo (13) no Complexo Hospitalar…
A Operação Lei Seca, realizada na madrugada desta segunda-feira (14), em Cuiabá, terminou com nove…
Testemunhas contaram que estavam tomando banho de rio com um grupo de aproximadamente oito pessoas…
A campanha de Otaviano Pivetta (Republicanos) e Gisela Simona (União) entrou em uma nova etapa…
Welton Dias dos Santos, de 45 anos, morreu após bater o carro que dirigia contra…