Categories: Featured

Vigia Mais MT auxilia na prisão de 40 procurados da Justiça em Mato Grosso

O programa de vídeo monitoramento Vigia Mais MT, criado pelo Governo de Mato Grosso, auxiliou as forças de segurança na prisão de 40 procurados da Justiça Mato-grossense e de outros estados em Mato Grosso, entre janeiro e março deste ano.

Desse total, 19 prisões ocorreram por meio de sistema de reconhecimento facial e 21 a partir de leitura de placas de veículos, conforme balanço do Centro Integrado de Operações Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT).

Desde janeiro de 2025, o programa contribuiu para a localização de prisão de 258 procurados pela Justiça Brasileira, entre condenados e pessoas com mandados de prisão preventiva em aberto. Sendo 107 por sistema de reconhecimento facial e 151 por câmeras que fazem leitura de placas veiculares (OCR).

O secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, reforçou que o programa se consolidou como grande aliado dos policiais, reduzindo drasticamente o tempo de resposta das forças de segurança ao cidadão mato-grossense.

“A tecnologia tem se consolidado como uma aliada fundamental da segurança pública em Mato Grosso. O programa demonstra na prática como a integração entre sistemas inteligentes permite ampliar a capacidade operacional das forças de segurança, tornando o trabalho policial mais rápido, preciso e eficiente”, reforçou.

“Esses resultados evidenciam que o investimento realizado pelo Governo de Mato Grosso em tecnologia integrada não apenas fortalece a atuação das instituições, mas também aumenta significativamente a capacidade de resposta e proteção da sociedade mato-grossense”, completou.

Vigia Mais MT

O programa foi lançado em março de 2023 pelo governador Mauro Mendes e atualmente 130 municípios já aderiram ao sistema de monitoramento. Ao todo, 19.900 câmeras foram entregues a prefeituras, secretarias, associações e empresas privadas.

Dentre as tecnologias entregues estão câmeras fixas com alcance de até 2,5 km, Speed Dome, capaz de gravar panoramas com 360 graus e OCR, que faz leitura de caracteres de veículos.

Do total de câmeras distribuídas, 15.900 estão em operação e interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), realizando o monitoramento 24h de vias públicas, em tempo real.

O Noroeste

Recent Posts

Mauro Carvalho admite retorno à Casa Civil caso Pivetta assuma MT

O presidente do PRD em Mato Grosso, suplente de senador e empresário Mauro Carvalho afirmou…

12 minutos ago

Vídeo; Chuva causa alagamento e trava trânsito na Estrada da Guia I MT

Motoristas que trafegavam pela MT-010, estrada que dá acesso ao distrito da Guia, enfrentaram dificuldades…

1 hora ago

Após três anos, Lei do Transporte Zero pode ser revista ou extinta se metas não forem cumpridas

O deputado estadual Wilson Santos (PSD), membro titular da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos…

2 horas ago

Clube de futebol firma acordo para quitar R$ 1,5 milhão em dívidas trabalhistas em MT

O União Esporte Clube de Rondonópolis firmou, na semana passada, um acordo na Coordenadoria de…

2 horas ago

Laudo da defesa contesta entendimento do STF sobre ‘jejum’ de lobista

Manifestação ocorreu após suposta investigação da Polícia Penal que apontou descarte das refeições no vaso…

3 horas ago

Dilmar Dal Bosco destaca inovação, logística e produção no Show Safra 2026 em Lucas do Rio Verde

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) participou, na tarde desta segunda-feira (23), da programação…

3 horas ago