Categories: Economia

Petrobras retoma obra de fábrica de fertilizantes e prevê operação em 2029


O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III. A planta está localizada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. O projeto prevê investimento de cerca de US$ 1 bilhão.

  • Retomada das obras: ainda no primeiro semestre
  • Início da operação: previsto para 2029

A obra estava paralisada desde 2015 e voltou a ser analisada em 2023, quando a Petrobras decidiu retomar investimentos no setor de fertilizantes.

Capacidade de produção

A unidade terá capacidade para produzir diariamente:

  • 3.600 toneladas de ureia
  • 2.200 toneladas de amônia

Parte da produção de amônia será destinada à comercialização. Os fertilizantes devem abastecer principalmente estados com forte produção agropecuária, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo.

Importância para o agro

A ureia é o fertilizante nitrogenado mais utilizado no Brasil, com consumo de cerca de 8 milhões de toneladas por ano. Ela é aplicada em culturas como milho, cana-de-açúcar, café, trigo e algodão.
*Com informações de Agência Brasil

*Sob supervisão de Gene Lanes

O Noroeste

Recent Posts

Lide Mato Grosso reúne Eike Batista, Karnal e Pablo Spayer em fórum sobre liderança  – O Mato Grosso

As pré-inscrições para o Fórum LIDE Mato Grosso – Liderança e Empreendedorismo 2026 estão abertas.…

8 horas ago

Maysa Leão reforça pedido por melhorias na estrutura do CRAS Planalto

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) voltou a defender melhorias na estrutura e no funcionamento do…

9 horas ago

Projeto que promove ações educativas sobre bem-estar animal é aprovado pela CDDA

A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA) realizou, na manhã desta terça-feira (14),…

9 horas ago

Comissões aprovam emenda à LDO de 2027 em reunião conjunta extraordinária

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) e a Comissão de Constituição,…

9 horas ago

Pivetta cita omissão de gestões e diz que resolverá crise da água em Várzea Grande I MT

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) pediu uma "aliança pela água" para solucionar a crise hídrica…

9 horas ago

Excluídas do grupo de Abilio, vereadoras reagem; ‘quem perde é Cuiabá’ I MT

As vereadoras Dra. Mara (Podemos), Katiuscia Manteli (Podemos) e Michely Alencar (União), em entrevista à…

9 horas ago