Garimpo ilegal foi encontrado em pleno funcionamento — Foto: Reprodução/PM
Um homem de 53 anos, que não teve a identidade divulgada, foi preso, nessa sexta-feira (17), suspeito de explorar um garimpo ilegal, na zona rural do município de Novo Mundo, a 775 km de Cuiabá. Durante a ação, maquinários e uma arma de fogo foram apreendidos.
Segundo a Polícia Militar, as equipes se deslocaram até o local após denúncia feita pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) sobre a existência de um ponto de extração ilegal de minério.
Ao chegarem à região, os militares flagraram o garimpo em funcionamento, onde dois motores estavam acoplados a uma bomba de sucção. Além disso, os policiais encontraram uma escavadeira, uma calha concentradora de minérios e dois contêineres de combustível.
Após uma varredura na área, o proprietário do local foi localizado e confirmou aos policiais que não possuía documentação para realizar a atividade de garimpo. O homem também entregou aos policiais uma pistola de pressão adaptada para calibre .22.
O suspeito foi conduzido à Delegacia de Guarantã do Norte para o registro da ocorrência e demais providências. Os maquinários apreendidos foram destinados à Prefeitura de Guarantã do Norte, que ficou responsável pela guarda dos materiais.
Otaviano Pivetta também abre a Colheita Nacional do Milho de 2026 O governador Otaviano Pivetta…
Segundo a polícia, a carga seria distribuída em cidades da região. Um caminhão carregado com…
A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou por unanimidade,…
O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Sinop, a 451 km…
O governo dos Estados Unidos elevou o tom contra o Pix ao afirmar que o…
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) esclarece que o incidente cibernético…