Categories: Politica MT

Pivetta reage a Lula, critica VLT e promete entrega do BRT até o fim do ano I Mato Grosso

O governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, respondeu às críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a paralisação das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande. A declaração foi dada após repercussão de um vídeo em que Lula questiona a interrupção do projeto na região metropolitana.

Pivetta saiu em defesa da decisão do governo estadual de substituir o VLT pelo sistema de ônibus rápido (BRT), adotada ainda na gestão de Mauro Mendes. Segundo ele, a escolha levou em consideração aspectos técnicos e financeiros.

“O VLT em Cuiabá era inviável, completamente inviável. Pegamos esse projeto já iniciado e mal executado, um pepino”, afirmou o governador nesta sexta-feira (17).

O gestor também rebateu diretamente as críticas do presidente, ao questionar o conhecimento de Lula sobre mobilidade urbana. Para Pivetta, a decisão de mudar o modal foi necessária diante dos problemas herdados.

Ele ainda criticou a condução inicial do projeto do VLT, destacando que equipamentos foram adquiridos antes mesmo da estrutura estar pronta. De acordo com o governador, a venda dos vagões a outro estado ajudou a reduzir prejuízos.

Pivetta garantiu que o cronograma do BRT segue mantido e reiterou a previsão de entrega até o fim deste ano. “Nós vamos concluir. Vai estar solucionado definitivamente esse problema que deixaram para nós”, declarou.

Apesar de defender o modelo adotado, o governador mencionou que outras alternativas de transporte chegaram a ser avaliadas, mas apontou entraves como alto custo de implantação e manutenção, além da dependência de fornecedores específicos.

As declarações ocorrem após Lula criticar, na quinta-feira (16), a descontinuidade do projeto do VLT. Sem citar nomes diretamente, o presidente classificou a mudança como exemplo de desperdício de recursos e falta de continuidade administrativa. “O trem ficou parado e nada foi entregue à população”, afirmou.

O impasse sobre o modal de transporte reacende o debate sobre mobilidade urbana na região metropolitana de Cuiabá, que ainda aguarda a conclusão de um sistema estruturado de transporte coletivo.

 

O Noroeste

Recent Posts

Governador cumpre agenda em Querência com entrega de casas populares e inauguração de escola nesta quarta-feira (3)

Otaviano Pivetta também abre a Colheita Nacional do Milho de 2026 O governador Otaviano Pivetta…

7 horas ago

Caminhão com alimentos que seriam distribuídos por facção criminosa é apreendido em MT

Segundo a polícia, a carga seria distribuída em cidades da região. Um caminhão carregado com…

8 horas ago

Wilson Santos projeto para barrar esgoto e lixo nos rios e cursos d´água

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou por unanimidade,…

8 horas ago

Gaeco investiga servidores que usavam estrutura de prefeitura para promover facção criminosa em MT

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Sinop, a 451 km…

8 horas ago

EUA criticam Pix e apontam prejuízo a empresas de pagamento, entenda – O Mato Grosso

O governo dos Estados Unidos elevou o tom contra o Pix ao afirmar que o…

8 horas ago

Base de dados da Saúde de MT é alvo de ataque cibernético; informações foram recuperadas

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) esclarece que o incidente cibernético…

8 horas ago