Categories: Featured

Cuiabá registra mais de 2,3 mil atendimentos e amplia acesso digital a serviços de emprego e renda

Em um cenário em que o trabalho segue como base para a autonomia e a dignidade, Cuiabá chega ao Dia do Trabalhador com avanços na oferta de serviços públicos voltados à empregabilidade e ao empreendedorismo. Dados do primeiro trimestre de 2026 apontam crescimento no acesso da população às ferramentas de intermediação de mão de obra e apoio ao pequeno negócio, com destaque para a ampliação dos canais digitais.

Entre janeiro e a primeira quinzena de abril, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo registrou 2.308 interações com cidadãos em busca de serviços. Desse total, 2.027 ocorreram por meio do aplicativo Whatsapp, o que representa a maior parte dos atendimentos e evidencia a consolidação do acesso remoto. Outros 239 atendimentos foram realizados por canais diversos, como orientações presenciais e suporte administrativo.

Os dados proporcionais reforçam essa tendência: 68,3% das interações ocorreram via plataforma digital, indicando maior comodidade e alcance dos serviços. Ao mesmo tempo, 22,6% dos atendimentos resultaram em encaminhamentos diretos para vagas de emprego: foram 671 pessoas direcionadas a processos seletivos junto a empresas parceiras.

Outro indicador relevante está na qualidade da triagem realizada. Apenas 31 candidatos tiveram retorno de reprovação, o equivalente a 1% do total, o que sugere alinhamento entre o perfil dos trabalhadores encaminhados e as exigências das vagas ofertadas.

Esse conjunto de ações, segundo a secretaria, contribui para manter a dinâmica do mercado de trabalho local, especialmente no início do ano, período tradicionalmente marcado por retomada econômica e reorganização das contratações.

Apoio ao empreendedor fortalece geração de renda

Paralelamente à intermediação de empregos, o incentivo ao empreendedorismo também tem sido uma frente importante de atuação. Na Sala do Empreendedor, foram realizados 177 atendimentos diretos entre janeiro e março, além de mais de 470 orientações a microempreendedores individuais (MEIs) e interessados em iniciar ou regularizar seus negócios.

Somente em janeiro, foram 64 atendimentos e mais de 190 orientações. Em fevereiro, os atendimentos chegaram a 75, acompanhados de mais de 220 orientações. Já em março, foram 38 atendimentos e mais de 82 orientações.

Os serviços incluem formalização de empresas, regularização de CNPJ, emissão de guias (DAS), parcelamentos, declaração anual e baixa de empresas, além de orientações gerais. O atendimento é baseado na escuta qualificada e na análise individual de cada caso, permitindo que empreendedores iniciem ou reorganizem suas atividades com maior segurança.

De acordo com a coordenação da Sala do Empreendedor, o acompanhamento é contínuo, indo além da abertura do negócio e alcançando também sua manutenção e desenvolvimento.

Parcerias e próximos passos

O trabalho é realizado em parceria com instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ampliando o acesso a capacitações, consultorias e ferramentas de gestão. A integração entre poder público e entidades de apoio tem sido apontada como um dos fatores que fortalecem o ambiente de negócios no município.

Para o próximo semestre, a secretaria projeta a ampliação do volume de atendimentos, o fortalecimento das ações de orientação e a intensificação das parcerias voltadas ao desenvolvimento econômico local.

Ao reunir ações voltadas tanto à inserção no mercado formal quanto ao incentivo ao empreendedorismo, a política pública municipal busca atender diferentes perfis de trabalhadores, do jovem em busca do primeiro emprego ao pequeno empreendedor que aposta no próprio negócio.

O Dia do Trabalhador vai além do simbolismo e chama atenção para a importância de políticas públicas que ampliem oportunidades e incentivem a inclusão produtiva. Em Cuiabá, os dados do início de 2026 apontam avanços nesse cenário, com serviços mais ágeis, acessíveis e alinhados às necessidades da população.

https://cuiaba.mt.gov.br/noticias/cuiaba-registra-mais-de-2-3-mil-atendimentos-e-amplia-acesso-digital-a-servicos-de-emprego-e-renda

O Noroeste

Recent Posts

Mato Grosso lidera crescimento no abate de bovinos no país – O Mato Grosso

Mato Grosso foi o estado que registrou o maior crescimento absoluto no abate de bovinos…

12 horas ago

Ex-prefeito de Cuiabá e partidos são condenados a pagar quase R$ 1 milhão para produtora I MT

A Justiça condenou o ex-prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (PSD) a quitar uma dívida de…

13 horas ago

Adolescente de 17 anos é encontrado morto com tiro de espingarda no rosto em MT

Um adolescente identificado como Salatiel Gonçalves Ribeiro, de 17 anos, foi encontrado morto na madrugada…

13 horas ago

Águas Cuiabá prepara novo reajuste de até 16% e vereador diz que vai acionar Procon

O vereador Dilemário Alencar anunciou que irá apresentar uma denúncia formal junto ao Procon, após…

13 horas ago

Casal preso em Várzea Grande com produtos de harmonização orofacial

Material avaliado em R$ 38 mil foi recuperado após investigação de fraude contra distribuidora do…

13 horas ago

Justiça manda afastar policial civil de MT condenado por estuprar colega em viagem a trabalho

O policial civil também é investigado pela morte de João Antônio Pinto, de 87 anos,…

13 horas ago