A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis prorrogou por mais dois meses, até 30 de junho, a flexibilização que desobriga produtores e distribuidores de manter estoques mínimos de gasolina e diesel.
A medida, que inicialmente terminaria em abril, faz parte de um pacote para garantir o abastecimento e conter a alta nos preços dos combustíveis.
Com a flexibilização:
A regra original está prevista na Resolução ANP nº 949/2023, que exige estoques semanais de gasolina A e diesel A.
A decisão ocorre em meio à alta global do petróleo, impulsionada por tensões no Oriente Médio. O conflito envolvendo Irã afetou o fluxo de petróleo, especialmente no Estreito de Ormuz, rota estratégica por onde passa cerca de 20% da produção mundial.
Com menor oferta global, os preços do barril dispararam nos últimos meses, impactando diretamente os combustíveis.
Segundo a ANP, a flexibilização busca:
A extensão foi comunicada às empresas do setor ainda em abril, antes da divulgação pública.
Mesmo sendo produtor de petróleo, o Brasil ainda depende de importações, especialmente de diesel, que representa cerca de 30% do consumo interno. Por isso, oscilações no mercado internacional impactam diretamente os preços no país.
A medida é considerada emergencial e pode ser revista conforme a evolução do cenário global de energia.
*Sob supervisão de Gene Lannes
Fonte: Agência Brasil
A taxa de desemprego no trimestre encerrado em agosto ficou em 5,3%, a menor já…
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (29), a décima edição…
Pescadores profissionais e estabelecimentos comerciais devem declarar o estoque de peixes de rio, iscas vivas…
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra diversas pessoas paradas na rodovia, enquanto o…
O Ministério Público Federal (MPF) realizou uma visita institucional à Terra Indígena Enawenê-Nawê, localizada no…
Noeli Simsen, de 50 anos, foi encontrada morta dentro de um quarto de hotel, nesta…