Categories: ALMTDESTAQUES 24HS

Projeto de Max Russi leva ciência e sustentabilidade a 20 mil estudantes de MT

A proposta busca aproximar os estudantes do conhecimento científico e ampliar o debate sobre mineração responsável, sustentabilidade ambiental e inovação.

A terceira edição da Semana Estadual da Campanha Educa Mineração deve alcançar cerca de 20 mil estudantes da rede pública de Mato Grosso com atividades voltadas à conscientização sobre desenvolvimento sustentável, ciência e a importância econômica do setor mineral.

A programação começa nesta quinta-feira (7) com exposições interativas, atividades científicas e ações pedagógicas em escolas de Cuiabá e região metropolitana. A iniciativa será realizada anualmente na primeira semana de maio e foi instituída pela Lei nº 12.727/2024, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi (Podemos).

A proposta busca aproximar os estudantes do conhecimento científico e ampliar o debate sobre mineração responsável, sustentabilidade ambiental e inovação.

Programação nas escolas

Nesta quinta-feira (7), a Escola Estadual Agenor Ferreira Leão, no bairro Tijucal, em Cuiabá, recebe a exposição sobre Ligas Metálicas, apresentando aos estudantes aplicações práticas dos minerais no cotidiano e na indústria.

Já na sexta-feira (8), a Escola Estadual Professora Zélia da Costa Almeida, no bairro Jardim Presidente II, recebe a exposição “Tempo Geológico – Os fósseis vão à escola”, aproximando os estudantes do conhecimento científico sobre a formação da Terra, fósseis e evolução geológica.

Além da Capital, a campanha também contempla municípios como Chapada dos Guimarães, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e região.

A construção de uma mineração sustentável

Autor da lei que criou a Semana Estadual Educa Mineração, o deputado Max Russi afirmou que o objetivo é ampliar o debate sobre a mineração responsável e mostrar à população a relevância do setor para o desenvolvimento do Estado.

“A mineração faz parte do desenvolvimento econômico de Mato Grosso e do Brasil, mas precisamos discutir esse setor com responsabilidade, conhecimento e sustentabilidade. A educação é fundamental para formar consciência ambiental e mostrar aos jovens a importância dessa atividade para a geração de emprego, renda e inovação”, destacou Russi.

O parlamentar também ressaltou que tem atuado para ampliar os debates sobre o tema no Legislativo estadual. Segundo ele, a criação do Grupo de Trabalho da Mineração fortalece a construção de políticas públicas voltadas ao setor mineral em Mato Grosso.

“Criamos o Grupo de Trabalho da Mineração justamente para valorizar essa discussão, ouvir especialistas, universidades, setor produtivo e a sociedade. Queremos construir caminhos para uma mineração cada vez mais sustentável, transparente e importante para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou o deputado.

Investimento e apoio institucional

O parlamentar apoia a realização das atividades, garantindo estrutura e para as ações educativas em Mato Grosso.

A campanha conta ainda com apoio institucional da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), responsável pelo suporte logístico na rede estadual de ensino, além da parceria técnico-científica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que auxilia na elaboração das exposições e conteúdos pedagógicos.

Crédito: Aline Coêlho

O Noroeste

Recent Posts

CCJR aprova projetos sobre cotas raciais e busca de crianças desaparecidas

Dois projetos de Lei de autoria do deputado estadual Eduardo Botelho (MDB) foram aprovados durante…

15 minutos ago

Leilão terá carros e motos com lances a partir de R$ 500 em Cuiabá; veja como participar

Leilão será realizado exclusivamente de forma eletrônica, na modalidade de maior lance por lote. Carros,…

16 minutos ago

Wilson Santos defende Estado como indutor da industrialização em MT

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) defendeu que o Governo de Mato Grosso assuma o…

32 minutos ago

Eleitores de quatro municípios votarão neste domingo (25) em plebiscitos sobre limites territoriais

No próximo domingo (25), eleitores de Poxoréu, Primavera do Leste, Colniza e Cotriguaçu terão uma…

36 minutos ago

Fungicida para soja promete ganhos de até 12 sacas por hectare e mira ferrugem asiática

O controle da ferrugem asiática e de outras doenças da soja ganha uma nova opção…

6 horas ago

Max propõe criação de censo para mapear população de cães e gatos em MT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (Podemos), apresentou o…

6 horas ago