Categories: ALMT

CPI da Saúde avança e convoca novos auditores da CGE após revelações sobre contratos da SES

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) dá continuidade, nesta quarta-feira (13), à fase de oitivas técnicas que investigam contratos firmados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) entre os anos de 2019 e 2023, período que inclui a pandemia da covid-19.

Os depoimentos ocorrerão às 14h, na sala das comissões da Assembleia Legislativa, com a convocação dos auditores da Controladoria-Geral do Estado (CGE) Kristianne Marques Dias e Gregory Diego Sacal Leite. As oitivas integram a etapa de análise dos relatórios produzidos pelo órgão controlador sobre contratos, pagamentos indenizatórios e procedimentos licitatórios realizados pela pasta da Saúde.

A nova rodada de depoimentos acontece após os primeiros esclarecimentos prestados pelos auditores Emerson Hideki Hayashida, Nick Andrew Pereira Ugalde e Bruno Fernandes Sugawara, durante audiência realizada no último dia 6 de maio. Na ocasião, os técnicos apresentaram pontos considerados críticos pela comissão, envolvendo fragilidades na fiscalização contratual, pagamentos por serviços sem comprovação, ausência de registros em sistemas oficiais e inconsistências relacionadas à carga horária médica, especialmente em contratos ligados à chamada Operação Espelho.

Durante os relatos iniciais, os auditores informaram ainda que diversos alertas técnicos emitidos pela CGE teriam sido ignorados pela Secretaria de Estado de Saúde, mesmo diante de indícios de irregularidades em pagamentos indenizatórios. Segundo eles, aproximadamente 30 profissionais participaram do monitoramento das ações da SES durante o período investigado.

Presidente da CPI da Saúde, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) afirmou que os novos depoimentos serão fundamentais para aprofundar a análise técnica dos contratos investigados e compreender como os apontamentos da CGE foram tratados pela gestão estadual.

“O que ouvimos na primeira oitiva foi extremamente preocupante. Os auditores apresentaram elementos técnicos robustos, demonstrando que havia alertas formais sobre possíveis irregularidades e, ainda assim, muitos procedimentos seguiram normalmente. Agora, com os próximos depoimentos, a CPI busca ampliar esse entendimento, confrontar informações e analisar detalhadamente os relatórios já produzidos pela Controladoria-Geral do Estado. Nosso compromisso é esclarecer os fatos e garantir transparência à população mato-grossense”, destacou o parlamentar.

Ele revelou ainda que a comissão já trabalha na convocação de representantes de órgãos e setores envolvidos nas investigações e envolvidos na Operação Espelho. “Está prevista a convocação de representantes da Deccor, da Polícia Judiciária Civil, além de servidores da própria Secretaria de Estado de Saúde. A CPI entra agora em uma nova etapa, buscando cruzar informações técnicas, administrativas e investigativas para identificar responsabilidades e compreender como funcionava toda essa estrutura contratual”, afirmou o deputado.

Serviço

Oitiva da CPI da Saúde – Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Data: 13 de maio de 2026 (quarta-feira)

Horário: 14h

Local: Sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Mato Grosso

O Noroeste

Recent Posts

Devido às altas temperaturas, desfile de 7 de Setembro será realizado à noite em Cuiabá

Entre domingo (30) e quinta-feira (3), as temperaturas máximas devem variar de 36°C a 43°C.…

18 horas ago

Motorista morre após carreta carregada de milho tombar de ponte e cair em rio em MT

Veículo caiu da ponte sobre o Rio Mira-sol, em Gaúcha do Norte, e ficou com…

18 horas ago

Motorista de carro de luxo bate em duas motos e mata motociclista após ser expulso de balada em Cuiabá

Motorista fugiu a pé após a batida; A esposa do suspeito informou aos policiais que…

18 horas ago

‘Não ganhei tudo dos meus pais’: homem é agredido após discussão em grupo de faculdade em MT

Vítima de 34 anos foi atacada com socos e chutes em frente de casa; suspeitos…

18 horas ago

VÍDEO: menino de 5 anos corre antes de ser levado por casal em Cuiabá; polícia investiga suposto sequestro

Conforme a polícia, a mulher que aparece nas imagens é a mãe biológica do menino.…

2 dias ago

Adolescente de 15 anos desaparece após embarcar em carro de aplicativo em Cuiabá

Maria Clara de Araújo Oliveira foi vista pela última vez na noite desta sexta-feira (28),…

2 dias ago