Categories: FeaturedMT MAIS

Operação mira 18 investigados por estupro de vulnerável em MT, PE e MS

Dezoito mandados de prisão preventiva são cumpridos na manhã desta segunda-feira (18) durante a Operação Marco Zero, que investiga crimes de estupro de vulnerável em Cuiabá (MT), Recife (PE) e Campo Grande (MS).

A Polícia Civil não divulgou as identidades dos investigados nem detalhes sobre os crimes apurados, para preservar as vítimas e devido à natureza das investigações.

A ação foi deflagrada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, instituído em 18 de maio. A data marca a luta pelos direitos de crianças e adolescentes no Brasil e foi criada em memória de Araceli Crespo, vítima de grande repercussão nacional.

O mês de maio também é marcado pela campanha Maio Laranja, que busca conscientizar a população sobre a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual infantil.

Segundo a polícia, esta é a maior operação da região metropolitana de Cuiabá em número de prisões preventivas relacionadas a crimes de abuso sexual infantojuvenil.

De acordo com o delegado titular da Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (Deddica), Ramiro Mathias Ribeiro Queiroz, as investigações reuniram “elementos robustos” que embasaram os pedidos de prisão preventiva à Justiça.

  • 🔍Estupro de vulnerável é um crime previsto no Código Penas Brasileiro e consiste na prática sexual com pessoas incapazes de consentir validamente sobre a relação, como crianças e pessoas com deficiência (PCDs). É um crime de natureza grave e de ação penal pública incondicionada.

 

Violência e abuso sexual infantil: veja os sinais e saiba como proteger as crianças

Quem é considerado vulnerável

Pela legislação brasileira, são considerados vulneráveis:

  • menores de 14 anos;
  • pessoas que, por enfermidade, deficiência mental ou qualquer outra causa, não têm discernimento;
  • pessoas que não podem oferecer resistência.
O Noroeste

Recent Posts

Chuva e frio: como fica o tempo nesta semana em MT

Na capital, a mínima prevista é de 17°C. Já Chapada dos Guimarães pode chegar a…

17 minutos ago

Mato Grosso abre 37 mil empresas e registra alta de 20% no primeiro trimestre

Cuiabá lidera ranking de novos negócios e indústria apresenta maior crescimento proporcional no Estado Mato…

19 minutos ago

Confira a programação de atendimentos da Van Rosa nesta semana em Várzea Grande e Cuiabá

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realiza, entre os dias 18…

21 minutos ago

Conclusão das pistas está prevista para junho; estações, terminais e frota seguem em implantação

As obras de implantação da infraestrutura para os corredores de transporte em Cuiabá e Várzea…

24 minutos ago

PRF apreende 133 kg de cocaína e comprimidos de anfetamina em caminhão frigorífico em MT

Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na madrugada de domingo (17), a apreensão de aproximadamente 133…

24 minutos ago

Gefron apreende carga de 26 kg de pasta base de cocaína em MT avaliada em R$ 500 mil

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu, nesta sexta-feira (15.5), um veículo que transportava 25…

25 minutos ago