Max Russi cobra governo do estado para zerar impostos de medicamentos do programa Farmácia Popular

Parlamentar apresenta requerimento à Sefaz e propõe isenção para aliviar o bolso das famílias de Mato Grosso

Uma conversa com um comerciante do bairro Pedra 90, em Cuiabá, motivou o deputado Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa, a usar a tribuna nesta quarta-feira (20) para cobrar do governador Otaviano Pivetta (Republicano) a isenção de impostos estaduais sobre medicamentos do programa Farmácia Popular.

O parlamentar apresentou um requerimento direcionado à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) para mapear a carga tributária que incide sobre os itens do programa e defendeu que zerar o ICMS terá impacto mínimo na receita do Estado, mas fará uma enorme diferença no orçamento das famílias mais carentes.

“O governador Pivetta é um homem sensível e tem falado sobre diminuir a carga tributária. Se conseguirmos zerar o imposto estadual desses produtos da Farmácia Popular, o impacto na receita do Estado será muito pequeno, mas o alívio para as famílias que precisam em todo o Mato Grosso será gigantesco”, afirmou o deputado.

A iniciativa ganhou força após o deputado visitar o bairro Pedra 90 e ouvir o depoimento de Lenilson Rosa. O empresário atende mensalmente mais de 1.800 pessoas por meio do programa federal, que distribui remédios para asma, diabetes, hipertensão, Parkinson, glaucoma, além de fraldas geriátricas e absorventes.

O comerciante relatou que, devido à alta carga tributária, a operação muitas vezes se torna inviável, fazendo com que ele tire dinheiro do próprio bolso para não deixar pacientes carentes sem tratamento.

Sensibilizado com a realidade, Russi acionou a Sefaz e pediu sensibilidade ao governador, lembrando que a atual gestão estadual já sinalizou o desejo de reduzir a carga tributária em Mato Grosso.

O foco do pedido está em garantir que as farmácias por todo o estado que aderirem ao programa consigam sustentar o atendimento social e que itens essenciais, como fraldas para idosos e produtos de dignidade menstrual para adolescentes de baixa renda, cheguem a quem mais precisa sem o peso dos impostos.

“É conversando com a população que detectamos a real necessidade lá na ponta, e a Assembleia Legislativa vai fazer a sua parte para dar condições a comerciantes como o seu Lenilson e garantir o remédio aos que mais precisam”, finalizou Max.

Crédito: Anny Gondim – Assessora de Imprensa

O Noroeste

Recent Posts

CPI da Saúde aprova convocação de procuradores e define novas oitivas na ALMT

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT)…

2 horas ago

Max Russi pede punição e diz que procurou a polícia para denunciar autores de ataques virtuais I MT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Max Russi, afirmou nesta quarta-feira…

2 horas ago

Prefeitura convoca 306 aprovados em processo seletivo para entrega de documentos

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Administração, convoca 306 candidatos…

2 horas ago

Deputados aprovam 28 propostas e empossam suplentes

Vinte e oito propostas foram aprovadas pelos deputados estaduais durante as duas sessões ordinárias realizadas…

2 horas ago

Bandidos são presos após tentativa de furto de cilindros de oxigênio no HMC

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Empresa Cuiabana…

4 horas ago

Unimed Cuiabá é condenada após deixar criança esperar mais de 3 anos por cirurgia em MT

A Unimed Cuiabá foi condenada pela Justiça após demorar mais de três anos para realizar…

4 horas ago