Categories: Featured

MTE apura falhas de segurança após gari ter perna amputada durante coleta em Várzea Grande

Auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), identificaram graves falhas de segurança na operação da coleta de lixo realizada pela empresa Pantanal Ambiental, após o acidente que amputou a perna do gari Oliver Rafael Lepage Luque, no último dia 12 de maio, em Várzea Grande.

Entre as medidas adotadas está a interdição do caminhão envolvido no acidente, além da continuidade das investigações sobre as condições de trabalho e os procedimentos da empresa.

A empresa responsável pelo serviço foi notificada e ainda serão analisados aspectos relacionados ao treinamento dos trabalhadores, à organização do trabalho e aos procedimentos adotados durante a coleta de lixo.

O acidente ocorreu no Condomínio Colinas Douradas II. Segundo a apuração inicial, o trabalhador foi prensado contra uma parede quando o motorista realizava uma manobra em marcha à ré. Oliver estava na parte traseira do caminhão, não foi visualizado pelo condutor e não conseguiu emitir um alerta. O acidente provocou a amputação de uma de suas pernas.

A interdição foi determinada pela Auditoria-Fiscal do Trabalho após inspeção realizada no último dia 17 de maio, a qual identificou uma série de falhas graves de segurança no veículo que contribuíram para o acidente.

Entre elas os pneus traseiros em estado de desgaste extremo e uma falha grave no sistema de freios ABS, a qual, segundo o fabricante, exigiria a paralisação imediata do veículo.

A câmera de monitoramento traseiro apresentava um ponto cego justamente no lado esquerdo, local onde o trabalhador estava no momento do acidente. O sistema de alarme sonoro da parte traseira do caminhão não funcionava, impossibilitando que o trabalhador alertasse o motorista, e os botões de parada de emergência do sistema de compactação estavam inoperantes.

Segundo a Auditoria-Fiscal do Trabalho, a combinação dessas falhas criou um ambiente extremamente inseguro. No momento da interdição, o caminhão, um modelo VW Constellation de aproximadamente 16 toneladas, foi localizado em uma oficina em Várzea Grande.

A investigação continua em andamento e o caminhão só poderá operar após a correção das irregularidades e a liberação do MTE.

O Noroeste

Recent Posts

VÍDEO: menino de 5 anos corre antes de ser levado por casal em Cuiabá; polícia investiga suposto sequestro

Conforme a polícia, a mulher que aparece nas imagens é a mãe biológica do menino.…

4 horas ago

Adolescente de 15 anos desaparece após embarcar em carro de aplicativo em Cuiabá

Maria Clara de Araújo Oliveira foi vista pela última vez na noite desta sexta-feira (28),…

4 horas ago

Unimed cancela plano de gestante de 17 semanas e acaba condenada a pagar R$ 10 mil

A Unimed Cuiabá foi condenada a pagar R$ 10 mil por danos morais a uma…

4 horas ago

Politec procura família de trabalhador encontrado morto em rio na região de garimpo em MT

Carlos César Vieira dos Santos, de 47 anos, era natural de Teresina (PI) e trabalhava…

4 horas ago

Programa de renegociação de dívidas termina nesta segunda-feira – O Mato Grosso

Prorrogado no início de agosto, o Novo Desenrola Brasil, programa do governo federal voltado à…

9 horas ago

Lei do vereador Rafael Ranalli é sancionada pelo prefeito Abílio e reforça combate à violência contra idosos em Cuiabá

O prefeito Abílio Brunini (PL) sancionou a Lei nº 7.634/2026, de autoria do vereador Rafael…

9 horas ago