Categories: Featured

Cuiabá sanciona ‘lei dos escapamentos barulhentos’ e estabelece limite de ruído para motos

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), sancionou a Lei nº 7.536/2026 que altera regras sobre emissão de ruído por motos e veículos similares no município e estabelece limite máximo de barulho, além de prever fiscalização, penalidades e restrição a modificações em escapamentos. A decisão foi publicada na Gazeta Municipal desta sexta-feira (22).

O texto mantém a proibição de circulação de veículos com escapamentos barulhentos, que emitem ruído acima dos limites previstos na legislação federal.

Conforme a lei, o nível máximo permitido passa a ser de 99 decibéis (dB(A)), medidos a 50 centímetros do escapamento.

A fiscalização será realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), com uso de decibelímetro ou laudo técnico.

A lei proíbe modificação do escapamento original para aumento de ruído, exceto mediante autorização do órgão competente.

Oficinas mecânicas que fizerem alterações irregulares no escapamento poderão receber multa de 20 UPF/MT — índice usado pelo governo para atualizar valores de multas e tributos. O estabelecimento também pode ser interditado caso volte a cometer a infração.

A infração está sujeita às sanções previstas na legislação municipal que entrou em vigor a partir da sua publicação.

O Noroeste

Recent Posts

Lei garante isenção da taxa de incêndio para APAEs e Associações Pestalozzi de MT

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) e as Associações Pestalozzi, regularmente constituídas…

23 segundos ago

Erro em reconhecimento fotográfico faz Justiça anular prova e absolver tesoureiro de facção preso em MT

O caso é referente a um assalto a loja de eletrodomésticos de Sorriso em 2019.…

2 minutos ago

Colisão frontal entre dois carros mata motorista de 58 anos em Chapada I MT

Homem identificado como F.J.E.M., 58, morreu na manhã desta sexta-feira (16) após uma batida frontal entre…

6 minutos ago

Justiça proíbe exploração de recursos naturais e manda desocupar terra indígena em MT

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença favorável à proteção do território do povo Piripkura,…

59 minutos ago

Motociclista e passageiro morrem após acidente em rotatória em Mato Grosso

Vítimas foram identificadas como Francisco de Assis Barros Santos, de 36 anos, e Tiago Rocha…

2 horas ago

Veja resultado de edital para bolsas atleta e técnico em investimento de R$ 6,8 mi

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) divulgou, no fim da tarde…

2 horas ago