Durante a avaliação inicial, a equipe constatou que a arara apresentava dificuldades de locomoção e não conseguia permanecer em pé. — Foto: CBMMT
Uma arara-canindé ferida, com suspeita de atropelamento, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) nesta sexta-feira (22), em Lucas do Rio Verde, a 332 km de Cuiabá.
Segundo os bombeiros, a ave foi entregue no quartel da 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar (13ª CIBM) por uma pessoa que encontrou o animal machucado.
Durante a avaliação inicial, a equipe constatou que a arara apresentava dificuldades de locomoção e não conseguia permanecer em pé. (Video abaixo)
Diante da situação, o animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde deve passar por avaliação veterinária, tratamento e possível reabilitação.
Arara-canindé
A arara-canindé (Ara ararauna), também conhecida como arara-de-barriga-amarela, arara-amarela, arara-azul-e-amarela, araraí, é uma das mais conhecidas representantes do gênero Ara, sendo uma das espécies emblemáticas do cerrado brasileiro e importante para muitas comunidades indígenas.
Os indivíduos congregam-se frequentemente com outras araras e psitacídeos em barrancos de rios com solos ricos em minerais específicos. Vivem em bandos com até 25 indivíduos e chegam a medir 83 centímetros de comprimento.
A ave tem uma longa cauda triangular, asas largas, um bico escuro grande e forte e as típicas patas zigodáctilas dos psitacídeos, com dois pares de dedos opostos, o que lhe dá grande destreza para escalar árvores e manipular os alimentos.
O Corpo de Bombeiros orienta que, em casos envolvendo animais silvestres, a população não tente capturar o animal por conta própria.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) reforça que, ao encontrar um animal silvestre que necessite de resgate, a população deve acionar a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiros.
A orientação é não tentar capturar o animal, para evitar riscos tanto à segurança das pessoas quanto à integridade do animal.
VIDEO:
As pré-inscrições para o Fórum LIDE Mato Grosso – Liderança e Empreendedorismo 2026 estão abertas.…
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) voltou a defender melhorias na estrutura e no funcionamento do…
A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA) realizou, na manhã desta terça-feira (14),…
A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) e a Comissão de Constituição,…
O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) pediu uma "aliança pela água" para solucionar a crise hídrica…
As vereadoras Dra. Mara (Podemos), Katiuscia Manteli (Podemos) e Michely Alencar (União), em entrevista à…