Um Termo de Compromisso Ambiental para garantir o abastecimento sustentável das indústrias do estado foi assinado nesta segunda-feira (8) pelo governo estadual e pelo Ministério Público Estadual (MPE), e instituiu o Plano de Desenvolvimento Florestal de Mato Grosso.
Entre as metas previstas estão a expansão das florestas plantadas para mais de 700 mil hectares até 2040 e a ampliação das áreas de manejo florestal sustentável para pelo menos 6,5 milhões de hectares no mesmo período.
O Termo de Compromisso Ambiental estabelece uma transição gradual para reduzir a dependência de matéria-prima de origem de área de desmatamento legal para o uso de fontes mais sustentáveis, como plantação de Eucalipto e Teca.
Conforme o cronograma definido, os grandes consumidores de biomassa deverão substituir de forma progressiva o uso de madeira oriunda de desmatamento, de forma que, a partir de 2034, o abastecimento das indústrias tenha sido totalmente substituído por matérias-primas de florestas plantadas, manejo florestal sustentável e outras fontes renováveis.
O acordo também prevê a implantação de mecanismos de rastreabilidade da matéria-prima florestal, monitoramento permanente dos Planos de Suprimento Sustentável (PSS), auditorias independentes e maior transparência das informações ambientais.
Segundo o governo, essa é uma oportunidade para o desenvolvimento econômico sustentável para Mato Grosso, estimulando o reflorestamento e garantindo mais segurança para o crescimento da indústria no Estado.
Já para o MPE o acordo cria um caminho para ampliar a produção florestal no Estado e garantir o abastecimento sustentável da indústria.
Pesquisa divulgada nesta terça-feira (25) foi encomendada pela Rede Matogrossense de Comunicação (RMC). Margem de…
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e o Tribunal de Contas da União…
Longa-metragem, dirigido por Bruno Bini e inspirado em um caso real ocorrido na capital mato-grossense,…
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), sancionou nesta terça-feira (25) a Lei nº 7.629/2026,…
O Araguaia passou a se sentir parte de Mato Grosso depois de anos sendo tratado…
O salto de Mato Grosso de cerca de 66 milhões para mais de 110 milhões…