Categories: Destaque MTTCE

Tribunal de Contas recebe nova denúncia sobre descarte irregular de livros didáticos

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, recebeu nova denúncia envolvendo a aquisição e destinação de materiais didáticos. Nesta quarta-feira (17), a vereadora por Água Boa Josi Koch procurou o órgão de controle para relatar o descarte irregular de uma grande quantidade de livros ainda embalados, encontrados por ela em um aterro controlado do município.

“Isso que a vereadora trouxe já se junta a muitas denúncias que nós temos aqui e vamos buscar os responsáveis por terem mandado picotar esses livros. Nós estamos levantando quantos livros desses foram comprados pelo Governo do Estado, quem comprou em um volume tão elevado e tão desnecessário e quanto pagou. Os responsáveis vão aparecer. Estão picotando livros sem abrir o pacote, sem tirar do plástico e isso não pode ficar assim. O Tribunal de Contas, que é um órgão de fiscalização da destinação do dinheiro público, não vai ficar inerte”, afirmou Sérgio Ricardo.

O presidente acrescentou que o caso será integrado à auditoria em curso. “É mais uma página do escândalo dos livros. O conselheiro Alisson Alencar, que é relator das contas da Seduc, irá apurar este relato a fundo, mas a auditoria abrange todas as compras da secretaria. Já tínhamos recebido denúncias de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, agora Água Boa também será ouvida, inclusive o responsável pela recicladora.”

Segundo a parlamentar, ao acompanhar as ações do TCE-MT, viu uma oportunidade de auxílio no caso. “Em janeiro de 2025, eu estive no aterro controlado do meu município para fazer uma visita à cooperativa de reciclagens e lá encontrei caixas e mais caixas de material escolar do Governo do Estado, busquei a Seduc-MT para esclarecimento e fiz uma denúncia ao Ministério Público de Mato Grosso, mas o processo foi arquivado. Agora vi uma esperança no Tribunal de Contas, com essa investigação do presidente Sérgio Ricardo, de que sejam apurados os fatos. Eu acredito no trabalho sério do TCE e, por isso, estou aqui.”

Além da possível destinação incorreta dos livros, o TCE-MT apura a compra de materiais de editoras enquanto a União disponibiliza material didático gratuito e a compra de apostilas que apresentam o mesmo conteúdo didático, com alteração somente no ano de referência. “Eu vi livros iguais de ensino médio para os anos de 2024 e 2025. Não tinha a necessidade de comprar novamente o mesmo material, por isso foi jogado fora”, apontou Sérgio Ricardo.

Na ocasião, a vereadora apontou ainda a possibilidade de haver livros enterrados no aterro e que recebeu relatos de vereadores de outros municípios com as mesmas denúncias.

O presidente do TCE-MT aproveitou a oportunidade para agradecer à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) pelo apoio aos trabalhos do Tribunal. “Quero agradecer quem também tem feito esse trabalho nesse sentido, o deputado estadual Gilberto Catanni, que está nos ajudando a fazer esse levantamento e a Assembleia Legislativa como um todo.”

O Noroeste

Recent Posts

governo lança portal com orientações e seguro rural com desconto contra impactos do El Niño – O Mato Grosso

O produtor rural brasileiro passa a contar com um importante aliado para proteger suas lavouras…

4 horas ago

Pivetta convoca população de MT a enviar sugestões para enxugar a máquina pública I M

O governador reeleito de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), utilizou suas redes sociais para fazer…

5 horas ago

Multa por descarte irregular de agulhas pode chegar a R$ 4,2 mil em Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta a população…

5 horas ago

Paraíso de águas cristalinas em MT foi descoberto por pai e filho durante caçada há 50 anos

Osmair Guimarães tinha 9 anos quando, ao lado do pai, seguiu os cães que perseguiam…

5 horas ago

Robôs reforçam roçagem e agilizam limpeza das avenidas de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá reforçou os serviços de conservação em grandes corredores viários da Capital…

5 horas ago

“Não passaria a mão na cabeça de ninguém”, diz nova corregedora de MT

Eleita corregedora-geral da Justiça de Mato Grosso, a desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos afirmou nesta…

5 horas ago