A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26/6) que a bandeira tarifária seguirá amarela em julho. Com isso, as contas de luz terão cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A decisão vale para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e foi motivada pelas condições climáticas do período seco no país, que reduzem a geração de energia hidrelétrica e aumentam a necessidade de acionamento de usinas termelétricas, mais caras.
Como funciona o sistema de bandeiras
Criado em 2015 pela própria Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias indica mensalmente o custo real da geração de energia elétrica no Brasil.
A definição das cores considera as condições de operação do Sistema Interligado Nacional, avaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que projeta os custos de geração necessários para atender à demanda.
Quando a bandeira está verde, não há cobrança extra. Já nas bandeiras amarela e vermelha, o consumidor paga um valor adicional a cada 100 kWh consumidos.
Valores das bandeiras
- Amarela: acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kWh;
- Vermelha patamar 1: acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh;
- Vermelha patamar 2: acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh.
Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira amarela reflete a persistência do período seco, que impacta diretamente os reservatórios e eleva os custos de geração no país.
*Sob supervisão de Gene Lannes
Fonte: Agência Brasil





