A atuação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo também tem reflexos no consumo de energia elétrica no país. Durante o jogo contra a Escócia, na última quarta-feira (24/6), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou uma queda significativa na demanda energética no Brasil.
No momento em que a partida começou, às 19h (horário de Brasília), o consumo nacional era de cerca de 90 mil megawatts (MW). Ao fim do primeiro tempo, às 19h53, a carga havia caído 9.058 MW, volume equivalente ao consumo médio somado dos estados do Rio de Janeiro e do Pará.
Os dados são do painel de monitoramento em tempo real do ONS, órgão responsável por coordenar a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), garantindo o equilíbrio entre geração e consumo de energia no país.
Como o sistema reage aos jogos
Segundo o ONS, esse comportamento já é esperado durante grandes eventos esportivos, especialmente partidas da Seleção Brasileira. A redução de consumo ocorre porque milhões de pessoas interrompem atividades simultaneamente para assistir aos jogos.
O órgão monitora em tempo real essas variações, conhecidas como “rampas de carga”, que incluem quedas acentuadas no início das partidas e aumentos rápidos durante intervalos e após o apito final.
Antes mesmo do início do jogo contra a Escócia, por exemplo, a carga já havia caído cerca de 7 mil MW, sinalizando a migração do consumo para o entretenimento televisivo.
Oscilações durante a partida
Durante o intervalo, o consumo voltou a subir rapidamente, com aumento de 5,6 mil MW em apenas nove minutos — um movimento que, segundo o ONS, foi o maior registrado em intervalos de jogos do Brasil nas últimas três Copas do Mundo.
Na retomada do segundo tempo, a demanda voltou a cair, atingindo o menor nível de 78.236 MW às 20h59, pouco antes do fim da partida.
Após a confirmação da classificação brasileira como líder do grupo, o consumo voltou a subir, com aumento de 8.546 MW em cerca de 18 minutos, comportamento associado ao retorno gradual das atividades cotidianas.
Monitoramento em tempo real
O ONS mantém uma operação especial durante a Copa do Mundo para acompanhar essas oscilações e ajustar a operação do sistema elétrico conforme a demanda.
O órgão destaca que esses movimentos refletem o impacto direto de eventos de grande audiência no comportamento de consumo da população, exigindo respostas rápidas para manter a estabilidade do sistema elétrico nacional.
*Sob supervisão de Gene Lannes
Fonte: Agência Brasil





