Categories: Economia

Jogos da Seleção fazem consumo de energia cair mais de 9 mil MW no Brasil – O Mato Grosso


A atuação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo também tem reflexos no consumo de energia elétrica no país. Durante o jogo contra a Escócia, na última quarta-feira (24/6), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou uma queda significativa na demanda energética no Brasil.

No momento em que a partida começou, às 19h (horário de Brasília), o consumo nacional era de cerca de 90 mil megawatts (MW). Ao fim do primeiro tempo, às 19h53, a carga havia caído 9.058 MW, volume equivalente ao consumo médio somado dos estados do Rio de Janeiro e do Pará.

Os dados são do painel de monitoramento em tempo real do ONS, órgão responsável por coordenar a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), garantindo o equilíbrio entre geração e consumo de energia no país.

Como o sistema reage aos jogos

Segundo o ONS, esse comportamento já é esperado durante grandes eventos esportivos, especialmente partidas da Seleção Brasileira. A redução de consumo ocorre porque milhões de pessoas interrompem atividades simultaneamente para assistir aos jogos.

O órgão monitora em tempo real essas variações, conhecidas como “rampas de carga”, que incluem quedas acentuadas no início das partidas e aumentos rápidos durante intervalos e após o apito final.

Antes mesmo do início do jogo contra a Escócia, por exemplo, a carga já havia caído cerca de 7 mil MW, sinalizando a migração do consumo para o entretenimento televisivo.

Oscilações durante a partida

Durante o intervalo, o consumo voltou a subir rapidamente, com aumento de 5,6 mil MW em apenas nove minutos — um movimento que, segundo o ONS, foi o maior registrado em intervalos de jogos do Brasil nas últimas três Copas do Mundo.

Na retomada do segundo tempo, a demanda voltou a cair, atingindo o menor nível de 78.236 MW às 20h59, pouco antes do fim da partida.

Após a confirmação da classificação brasileira como líder do grupo, o consumo voltou a subir, com aumento de 8.546 MW em cerca de 18 minutos, comportamento associado ao retorno gradual das atividades cotidianas.

Monitoramento em tempo real

O ONS mantém uma operação especial durante a Copa do Mundo para acompanhar essas oscilações e ajustar a operação do sistema elétrico conforme a demanda.

O órgão destaca que esses movimentos refletem o impacto direto de eventos de grande audiência no comportamento de consumo da população, exigindo respostas rápidas para manter a estabilidade do sistema elétrico nacional.

*Sob supervisão de Gene Lannes

Fonte: Agência Brasil

O Noroeste

Recent Posts

Aneel mantém bandeira amarela em julho e conta de luz terá cobrança extra – O Mato Grosso

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26/6) que a bandeira tarifária…

13 horas ago

Governo paga salários de junho aos servidores nesta segunda – O Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso realiza nesta segunda-feira o pagamento dos salários referentes ao mês…

14 horas ago

Governo estuda ampliar limite de faturamento do MEI para até R$ 140 mil – O Mato Grosso

O governo federal estuda aumentar o limite anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI). A…

15 horas ago

Obras do BRT no entorno do Centro Político entram na fase final com início da sinalização

As obras de implantação da infraestrutura do Sistema BRT no entorno do Centro Político Administrativo…

17 horas ago

Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil

Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os…

17 horas ago

Prefeitos de Campo Verde e Colíder declaram apoio a Virginia Mendes e Mauro Mendes durante lançamento de pré-candidaturas

Os prefeitos Alexandre Lopes de Oliveira, de Campo Verde, e Rodrigo Benassi, de Colíder, manifestaram…

17 horas ago