Categories: Featured

Vereador condenado por racismo em MT tem mandato extinto pela Justiça I MT

A Justiça Eleitoral determinou a extinção do mandato do vereador Michel Lucas Rocha Souza, de Alto Taquari, a 480 km de Cuiabá, após a condenação definitiva por injúria eleitoral qualificada e racismo contra adversários dele nas eleições de 2024. A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 22, com a convocação imediata do suplente para assumir a vaga.

A reportagem tenta localizar a defesa de Michel.

Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Promotoria da 8ª Zona Eleitoral, o parlamentar foi condenado a um ano, dois meses e 25 dias de reclusão, em regime aberto, além do pagamento de 12 dias-multa. A decisão tornou-se definitiva após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não conhecer o recurso especial apresentado pela defesa.

Michel já estava afastado das atividades legislativas após assumir a Secretaria de Saúde do município. O vereador Helinton Junior (União Brasil) foi nomeado para assumir a cadeira dele na Câmara.

Após ser comunicada da decisão, a Câmara de Alto Taquari abriu procedimento administrativo e deu prazo para manifestação do vereador. O MPE, porém, defendeu que a Casa Legislativa apenas deveria reconhecer formalmente a extinção do mandato, sem necessidade de votação.

Diante do caso, o promotor eleitoral Elton Oliveira Amaral requereu ao Juízo da 8ª Zona Eleitoral a adoção das medidas necessárias para o cumprimento da decisão. O MPE argumentou que a perda do mandato ocorreu automaticamente com a condenação definitiva, cabendo à Câmara apenas formalizar a extinção.

O promotor eleitoral Elton Oliveira Amaral solicitou à Justiça o cumprimento imediato da medida. Segundo o Ministério Público, a regra que exige deliberação do Legislativo para perda de mandato vale apenas para deputados e senadores, não para vereadores.

Ataques a adversários

Durante a disputa eleitoral, o vereador, conforme o MP, fez uma publicação nas redes com a mensagem: “estão desesperados kkkkk. Dr. velório está bravo”, se referindo a um médico da cidade de 70 anos.

Já durante um comício da Coligação Unidos Pelo Progresso, Michel declarou “aquele povo lá nunca fez nada para Alto Taquari e vem um velho gagá fazer vídeo lá reclamando da saúde”. No mesmo evento, ele chamou outros adversários declarados negros de “macacos”.

O Noroeste

Recent Posts

produtores aceleram vendas e já negociam 30% da próxima safra – O Mato Grosso

Os produtores de Mato Grosso aceleraram a comercialização da soja e já venderam 93,06% da…

13 horas ago

VÍDEOS mostram crianças sendo agredidas e arrastadas em creche de Cuiabá; polícia investiga

Unidade filantrópica atende 53 crianças de 1 a 4 anos em parceria com o município.…

13 horas ago

Estudante de Direito denuncia agressão e ameaça de policiais militares dentro de casa em Cuiabá

Jovem relata ter sofrido agressões físicas e ameaças na frente do filho e da avó;…

13 horas ago

Família é feita refém durante assalto à residência em MT

Policiais militares do 8º Comando Regional apreenderam, na manhã desta quarta-feira (12), dois adolescentes supostamente…

13 horas ago

Idoso de 83 anos investigado por estupro de criança em creche clandestina é preso pela Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (12), em Primavera do Leste, um homem, de 83…

13 horas ago

Abilio é o 12ª político mais influente do país e se consolida como um principais nomes da direita I MT

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), ocupa a 12ª colocação entre os políticos brasileiros…

13 horas ago