Categories: Featured

Chefe de facção condenado a 245 anos de prisão em MT é alvo de operação por ordenar crimes de dentro de presídio federal

Chefe de facção condenado a 245 anos de prisão em MT é alvo de operação por ordenar crimes de dentro de presídio federal

Uma operação da Polícia Civil mira um dos chefes do Comando Vermelho na região norte do estado, Leonardo dos Santos Pires, conhecido como “Sapateiro” ou “Maresias”, por ordenar crimes de dentro do sistema penitenciário federal. Nesta terça-feira (30), a polícia cumpriu dois mandados de busca e apreensã em Sinop, a 503 km de Cuiabá.

Leonardo possui mais de 245 anos em condenações por dezenas de crimes, entre eles os assassinatos de uma adolescente grávidaum ex-jogador de futebol e um comerciante. Atualmente, resta 218 anos de prisão a serem cumpridos.

Na operação desta terça, a Justiça determinou o bloqueio de até R$ 55 mil das contas de um dos investigados, valor que, segundo as investigações, pode estar ligado às atividades do grupo.

Operação Extensão foi realizada com base em investigações da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), de Cuiabá, que apuram os crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. As equipes da Draco de Sinop deram apoio ao cumprimento das ordens judiciais.

As investigações começaram em 2024, após a transferência de Leonardo para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. Mesmo preso, ele continuaria, conforme a polícia, exercendo influência sobre as ações da organização criminosa.

De acordo com a investigação, os suspeitos cumpriam funções consideradas estratégicas para o funcionamento da facção, como a distribuição de dinheiro obtido com atividades ilegais, apoio logístico, habilitação de linhas telefônicas, ocultação de patrimônio e utilização de terceiros para dificultar o rastreamento dos recursos.

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais buscaram apreender celulares, documentos, mídias e outros materiais que possam contribuir para o avanço das investigações, além de identificar outros possíveis integrantes da organização criminosa e reforçar as provas dos crimes investigados.

Operação Extensão deflagrada nesta terça-feira (29). — Foto: Reprodução

Relembre alguns crimes

Segundo a Polícia Civil, a maior parte dos inquéritos envolvendo Leonardo foram de crimes cometidos em Sinop, a 503 km de Cuiabá. No ano passado, ele foi alvo da Operação Follow The Money, que investigava lavagem de dinheiro e tráfico de drogas no município. Em 2019, o comerciante Luiz Ney da Silva, de 54 anos, foi morto a tiros dentro do próprio estabelecimento.

Luiz Ney da Silva, de 54 anos, foi morto em Sinop — Foto: Facebook/Reprodução

Segundo a polícia, testemunhas disseram que dois homens estacionaram uma motocicleta do outro lado da rua do mercado. Eles atravessaram, foram até o mercado e fizeram os disparos contra Luiz. Em seguida a dupla fugiu.

Em 2023, Leonardo e Viner dos Santos Alves foram condenados por homicídio duplamente qualificado e por associação criminosa armada. As penas aplicadas foram de 32 anos de reclusão e 25 dias-multa para Pires; e 14 anos, seis meses e 15 dias de reclusão e 15 dias-multa para Alves.

De acordo com o MPMT, a ordem para execução partiu de Leonardo, que estava recolhido na PCE, na época.

Leonardo também ordenou a morte de Guilherme Felipe Oliveira de Moura, de 22 anos, que acabou resultando na morte da companheira de Guilherme, Marina Azevedo Campos, de 17 anos, que estava grávida e foi atingida cinco vezes durante uma troca de tiros, em julho de 2022.

Marina Azevedo, de 17 anos, estava grávida e foi atingida com cinco tiros — Foto: Reprodução

Conforme a investigação, o alvo era Guilherme. Marina foi encontrada na cama do casal e Guilherme na cozinha da casa. Pelo duplo homicídio, Leonardo foi condenado a 42 anos de prisão.

Em setembro de 2021, o ex-jogador de futebol Willian Santana, de 21 anos, foi sequestrado a caminho de uma festa de casamento e encontrado morto no dia seguinte, perto de um rio na BR-163, em Sinop.

Willian Santana, de 21 anos, é ex-zagueiro do Sinop Futebol Clube, e foi rendido por quatro homens na frente de uma casa em Sinop — Foto: Divulgação

Segundo a Polícia Militar, ele foi morto a tiros. Suspeitos confessaram à polícia que Willian foi assassinado a mando de uma facção criminosa que o acusava de ter praticado um suposto estupro, fato que não foi comprovado na investigação.

Willian foi zagueiro do Sinop Futebol Clube entre 2018 e 2021.

Três homens e duas mulheres, além do mandante do crime, foram presos. Em novembro de 2023, o grupo foi julgado e recebeu penas que somam 122 anos de prisão. Leonardo teve a maior condenação, de 40 anos de prisão.

Leonardo foi preso pela primeira vez por um roubo ocorrido em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá.

O Noroeste

Recent Posts

Motorista e dois jovens morrem após batida entre carro e caminhão na Estrada da Guia em Cuiabá

Carro não conseguiu frear e bateu de frente em um caminhão que havia parado na…

2 horas ago

Governo de MT entrega 130 moradias populares em Várzea Grande nesta terça-feira I MT

O Governo de Mato Grosso realiza, nesta terça-feira (30), às 16h30, a entrega das chaves…

2 horas ago

Mais famílias conquistam segurança jurídica com regularização fundiária em Cuiabá

Mais uma etapa do processo de regularização fundiária do bairro Alvorada, em Cuiabá, foi concluída…

2 horas ago

Nova diretoria do Grêmio do IFMT conquista emenda para cozinha industrial

Assessoria - Criado em 1987, o Grêmio Estudantil Nilo Peçanha inicia um novo capítulo de…

2 horas ago

Audiência pública apresenta diagnóstico técnico e define encaminhamentos para Reserva Guariba-Roosevelt

Moradores do distrito de Guariba, em Colniza, lotaram o Centro de Eventos da Igreja Assembleia…

2 horas ago

PF encontra arsenal de fuzis em área de garimpo dominada pelo Comando Vermelho em MT

Reportagem acompanhou operação na Terra Indígena Sararé, em Mato Grosso, onde facção controla áreas de…

3 horas ago